Publicado por: Carlos Scomazzon | quinta-feira, junho 25, 2009

TIM Música nas Escolas participa de sarau

Os alunos do projeto TIM Música nas Escolas (TME) no Rio Grande do Sul, que formam a Orquestra Brasileira de Porto Alegre, se apresentam no dia 27 de junho no 5° Sarau do Projeto Centros Musicais promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre (Smed). Os jovens do TIM Música nas Escolas serão regidos pelo maestro Giovani Costa. O repertório incluirá canções como: Negrinho do Pastoreio (Barbosa Lessa), Felicidade (Lupicínio Rodrigues), Gaita (Radamés Gnattali), Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro), Mercedita (Ramón Sixto Rios) e Prenda Minha (Domínio Público). O evento é gratuito e conta com a participação da Camerata Brasileira, que interpretará obras de Pixinguinha, Baden Powell, Hermeto Pascoal, Jacob Do Bandolim, Sivuca, Heitor Villa-Lobos e Tom Jobim.

O TIM Música nas Escolas tem como objetivo possibilitar a crianças e adolescentes o acesso a diferentes modos de aprendizagem e de atuação na sociedade, utilizando-se da linguagem universal da música e dos preceitos da Cultura de Paz. Desenvolvido em parceria com secretarias de educação municipais ou estaduais, já envolveu mais de 20 mil estudantes de 62 escolas públicas, de comunidades em situação de vulnerabilidade social ou que atendem alunos oriundos dessas áreas, em 13 cidades brasileiras. Em São Paulo, Salvador, Recife, Belém, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, as ações do projeto deram origem às Orquestras Brasileiras em cada cidade. Os jovens recebem semanalmente aulas de teoria e prática musical e realizam apresentações públicas.

A formação musical desses jovens alcançou um nível de aprofundamento prático e teórico que permitiu a constituição de sete “orquestras brasileiras”, com 30 integrantes cada. Em Porto Alegre, o projeto iniciou em 2003. Com o término do ciclo de vida do projeto, em 2007, deu-se continuidade à formação musical dos 30 alunos desta cidade que hoje compõem a Orquestra Brasileira de Porto Alegre. Para abrigar as aulas do grupo nessa nova fase de aprendizado, foi estabelecida uma parceria com a Escola de Música Piá-Piano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: