Publicado por: Carlos Scomazzon | sexta-feira, junho 26, 2009

Mostra comemora os 150 anos da ópera brasileira

O Coral Vozes de Itu abriu a mostra A Noite de São João, na noite desta sexta-feira, dia 26, no Espaço Cultural Almeida Júnior, assinada pelo Museu da Música – Itu, em parceria com o Sistema Estadual de Museu de São Paulo. A exposição, que fica em cartaz de 27 de junho a 9 de agosto, será realizada em comemoração aos 150 anos da primeira ópera brasileira escrita em Itu, em 1859, por Elias Álvares Lobo. A encenação da ópera só se deu em 1860, no Rio de Janeiro, para o Imperador Pedro II, tendo a música regida por Carlos Gomes.

Os originais da ópera – uma raridade – foram doados em janeiro deste ano por Eliseu Belculfinè, guardião do tesouro da história brasileira, ao Museu da Música- Itu. “Trata-se de um conjunto de partituras originais do compositor ituano, Elias Lobo, um dos professores de Chiquinha Gonzaga. A Noite de São João foi a primeira ópera com libreto em língua portuguesa e musicada por brasileiros, com argumento regional” explica Luís Roberto de Francisco, regente do Coral Vozes de Itu e responsável pelo Museu da Música.

Segundo Luis de Francisco, a obra, que está em processo de digitalização e restauração, “na verdade é um conjunto saboroso de modinhas, coros e árias, escritas a partir do Libreto de José de Alencar, autor de O Guarani”. A mostra será montada em quinze painéis e traz também um documento inédito de Elias Lobo, parte de um memorial, no qual o compositor, que viveu nas cidades de Itu, Rio de Janeiro, Itatiba, Campinas e São Paulo, relata seus primeiros anos de vida, página que contém informações relativamente desconhecidas da história, narrando, inclusive, seus professores, primeiras obras e fala de seu aproveitamento como aluno de música. O Espaço Cultural Almeida Júnior, local da mostra, outrora residência da Baronesa de Itu, serviu de palco para Elias Lobo, onde realizou inúmeros saraus, em seu tempo.

Segundo a curadora do Museu da Música – Itu, Maria de Lourdes Sioli, “a obra é uma das melhores representações da singeleza da música do interior paulista, dando a cor local ao texto de José de Alencar.” O argumento da Noite de São João, uma ópera cômica, é o amor entre dois primos – Inês e Carlos, numa trama onde surgem um frade e uma cigana. Escrita em dois atos, conta com a participação de um coro de convidados para uma Festa de São João.

A participação especial estará a cargo do Coral Vozes de Itu, que cantará alguns trechos da obra. Há mais de dez anos, o grupo vem se dedicando à recuperação de obras ituanas. Apresentou, em 2001, pela primeira vez, o coro de abertura da ópera em destaque e seu regente, Luís Roberto de Francisco, é um dos responsáveis pela recuperação dos originais. “A Noite de São João é um marco histórico na música brasileira e um elemento que hoje serve de elo entre as representações do universo caipira e nossa busca de identidade paulista“, ressalta a presidente do Coral, Allie Marie Dias de Queiroz. Está prevista a presença de inúmeros descendentes do compositor – Elias Álvares Lobo, inclusive de seus bisnetos José Eduardo e Maria Antonia, que farão a doação de uma imagem de São José, que pertenceu ao maestro.

Elias Lobo foi republicano histórico, participante da Convenção de Itu e escreveu o Hino Republicano de São Paulo, entoado nas reuniões dos Clubes de Cafeicultores simpatizantes dos ideais no interior e na capital. Foi também professor de música da Escola Normal de São Paulo, que formou os primeiros professores da República paulista e para ela escreveu um método de música. O Museu da Música – Itu está instalado à Rua Floriano Peixoto, 480, no centro de Itu, onde mostra de longa duração traz a história da música na Igreja Matriz de Itu, desde 1684. É mantido pelo Instituto Cultural de Itu.

O evento conta com apoio da Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari, da Secretaria Municipal de Cultura de Itu e da Itu Tintas. A Associação Cultural Vozes de Itu é mantida por associados e apresentações em eventos. Mais informações no site.

Anúncios

Responses

  1. BOM DIA!!!!!!

    Gostaria de saber se vocês podem me ajudar , como faço para um criança gostar de ópera? nas escolas por exemplo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: