Publicado por: Carlos Scomazzon | domingo, julho 12, 2009

IMS traz exposição de Alécio de Andrade a Porto Alegre

O Instituto Moreira Salles promove, na galeria IMS de Porto Alegre, a mostra Alécio de Andrade. A exposição traz imagens realizadas pelo fotógrafo como trabalho particular ou sob encomenda para veículos como Manchete, Elle, Newsweek e a agência Magnum, da qual Alécio foi membro associado entre 1970 e 1976. O público também poderá conferir itens como um poema de Carlos Drummond de Andrade, um depoimento do pianista Alfred Brendel, cartões postais de Henri Cartier-Bresson e uma carta de Julio Cortázar, todos endereçados ou dedicados ao fotógrafo.

Alécio de Andrade nasceu em 1938, no Rio de Janeiro. Exímio pianista amador, chegou a escrever poemas premiados antes de se dedicar exclusivamente à fotografia. Influenciado por Henri Cartier-Bresson, seu trabalho é marcado por elementos como o registro em preto-e-branco e a ausência de retoques e flashes. Para Pedro de Souza, jornalista que escreveu o texto de apresentação do catálogo produzido pelo IMS para a exposição, a obra de Alécio de Andrade é uma junção de criatividade e fotojornalismo. “A arte do instante, que foi se impondo à fotografia ao longo do século XX, é também uma homenagem à vida, e nisso Alécio foi mestre por si só. Seu olhar sobre o humano é quase etnográfico”.

A exposição Alécio de Andrade, que teve sucesso de público no IMS-Rio – mais de 12 mil visitantes em pouco mais de dois meses – conta com 102 imagens, que poderão ser vistas pelo público em Porto Alegre até 26 de julho. Posteriormente, a mostra seguirá para o Centro Cultural do IMS de Poços de Caldas (MG). Atualmente, o acervo de Alécio reúne cerca de 4 mil contatos e 120 mil negativos em preto-e-branco, além de 3 mil cromos. A mostra fica aberta até o dia 26 de julho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: