Publicado por: Carlos Scomazzon | terça-feira, julho 14, 2009

José Marques de Melo lança ‘Jornalismo, forma e conteúdo’

Considerado um dos ícones do jornalismo brasileiro, José Marques de Melo selecionou 30 entrevistas concedidas à imprensa especializada na área de comunicação em sua nova obra Jornalismo, forma e conteúdo, lançada recentemente pela Difusão Editora. A obra, que pode ser entendida como um termômetro dos bastidores da função jornalística, inaugura uma nova fase da Difusão Editora, que além dos temas relacionados a Relações Públicas e Marketing, passa agora a editar títulos ligados ao Jornalismo.

As transformações da sociedade estão no foco da profissão, que busca atender às demandas cognitivas dos usuários ao mesmo tempo em que se adapta às inovações tecnológicas. Essa conexão entre a forma e o conteúdo mereceu uma reflexão aprofundada do autor, numa continuação do livro Midiologia para iniciantes, publicado em 2005, com entrevistas concedidas na última década do século XX.

Seu mais recente título aborda o grande desafio da profissão, que é mudar sem perder a identidade, num cenário de cada vez mais interlocutores na cena jornalística. A obra é construída a partir de um conjunto de entrevistas concedidas por Marques de Melo a repórteres, observadores, pesquisadores, professores e estudantes de jornalismo.

Esta coletânea de entrevistas feitas por veículos de Estados como Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Goiás, São Paulo, Paraná e até do exterior – Revista Latino-Americana de Ciências da Comunicação – focaliza a profissão, o mercado de trabalho, a formação universitária e a pesquisa científica dos fenômenos da comunicação de atualidades. “A ideia é atender a expectativa das novas gerações, reunindo diálogos sobre a profissão e sua interface com outros campos do saber comunicacional”, esclarece o autor. As questões abordadas refletem dúvidas e angústias dos jornalistas e a postura didática de Marques de Melo procura incluir os novos participantes do universo jornalístico, como produtores, consumidores, estudantes ou pesquisadores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: