Publicado por: Carlos Scomazzon | domingo, julho 26, 2009

Cultura popular pede passagem em Ouro Branco

Caboclo Boi de Maracanã por Rafael LageDe 24 de julho a 2 de agosto, o Vozes de Mestres – Encontro Internacional das Culturas Populares é o destaque da programação da quarta edição do Festival de Inverno de Ouro Branco (MG). Neste ano, o tema central do festival é a cultura popular. Entre as atrações confirmadas, destaques para Lenine, Pena Branca, Chico Lobo, Noca da Portela, Grupo Galpão, Comunidade dos Arturos, Alfredo Bello (DJ Tudo), Sarandeiros, Tita Parra Y Tarancón, entre outros.

No ano em que se comemora o centenário de nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, o encontro prestará homenagem especial a um dos maiores poetas da cultura popular brasileira. José Fábio, ex-morador de rua e “afilhado” do mestre, apresenta um show baseado na obra do artista cearense. A programação também inclui oficinas, exposição, apresentação de grupos tradicionais mineiros, nacionais e da região, o tradicional cantinho da criança, e muito mais.

Vozes de Mestres pretende estabelecer o intercâmbio entre artistas e representantes das culturas populares e, neste ano, tem caráter itinerante, que busca valorizar a diversidade cultural e a troca de experiências entre os mestres. Batuque, tambor de crioula, coco, beira mar, moda de viola, congado, bumba-meu-boi são exemplos de manifestações tradicionais que estarão ao alcance do público a partir deste mês.

Em Ouro Branco, a 100 quilômetros de Belo Horizonte, o Vozes será realizado em conjunto com a prefeitura municipal, e conta ainda com o patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. “O interessante é que mesmo com a retração dos investidores, o Vozes de Mestres, em seu segundo ano, está mais encorpado e abrangente”, afirma Geovana Jardim, idealizadora e Coordenadora do projeto. A partir de agosto, o projeto Vozes de Mestres será levado, com patrocínio do Banco do Brasil, a sete cidades brasileiras: São Luis do Maranhão, Belém do Pará, Florianópolis (SC), Curitiba (PR) Natal (RN), Goiânia (GO) e Joinville (SC), dentro do projeto Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante.

Em cada apresentação, artistas como Elba Ramalho, Dominguinhos, Almir Sater, Pereira da Viola, Egberto Gismonti são convidados a homenagear um mestre decisivo para a sua formação artística. O grupo Meninas de Sá, o violeiro Fernando Sodré, Escola de Teatro Ballet Bolshoi, além de grupos de Cultura Popular de cada local, também compõem o encontro.

Anúncios

Responses

  1. Olá seria possível divulgar no Blog oe vento que estou a organizar?
    2ª. Circular
    UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL
    PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM
    CURSO DE LETRAS – CAMPUS PEDRA BRANCA

    Período de realização 16, 17, e 18 de setembro de 2009

    É com imenso prazer que lhes convido para participar do 4o. Seminário de literatura infantil e juvenil de Santa Catarina, a se realizar na Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul – Campus Pedra Branca – Palhoça – SC (município vizinho a Florianópolis), nos dia 16, 17 e 18 de setembro.
    Todas as informações sobre o evento podem ser encontradas no site: http://www.unisul.br/hotsites/seminario-literatura-infantil.html, dúvidas pelo e-mail literaturainfanti@unisul.br.

    Datas importantes:
    Propostas de trabalhos: 10 de agosto
    Carta de aceite: até 20 de agosto
    Texto integral: 10 de setembro

    Os Anais serão feitos em formato eletrônico e estarão instalados na página do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e do Curso de Letras.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: