Publicado por: Carlos Scomazzon | segunda-feira, agosto 10, 2009

Festival de Vídeos ‘Favela é Isso Aí’ prorroga inscrições

favela-internaAs inscrições para a 2ª edição do Festival Nacional de Vídeos Favela é Isso Aí – Imagens da Cultura Popular foram prorrogadas até dia 17 de agosto de 2009. A proposta do Festival é alimentar a discussão da cultura popular urbana como forma de manifestação legítima dos moradores das áreas periféricas. Buscando mostrar um olhar sem preconceitos, reconhecendo sua singularidade e sua riqueza, o Festival pretende promover o intercâmbio e a reflexão sobre a diversidade cultural das periferias do Brasil. De acordo com César Maurício, coordenador artístico e responsável pelo audiovisual do Favela é Isso Aí, o período de inscrições para o festival foi prorrogado para dar oportunidade de mais pessoas participarem. “A idéia é intensificar a divulgação nesse período, atingindo um maior número de grupos e coletivos que trabalham o audiovisual nas comunidades periféricas. Também tivemos demanda de pessoas que estão finalizando seus vídeos e precisavam de tempo para nos enviar”, explica.

O Festival terá uma mostra competitiva e mostras paralelas, com realizadores convidados pela organização do festival. Para a mostra competitiva, serão selecionados e premiados filmes produzidos em qualquer formato e linguagem, que tenham as comunidades de periferia como foco principal. Sobre o que esperar dos filmes que serão apresentados no festival, o coordenador diz que, considerando a edição passada, “esperamos ver cada vez mais filmes produzidos por jovens, moradores das comunidades, em processos de oficinas formativas. A importância desses filmes é não apenas seu conteúdo, mas também sua origem, ou seja, aqueles que fazem esse novo cinema, a forma que os jovens têm de acesso para trocar experiências e comunicação sobre sua realidade e sobre a forma com que interagem com o restante da cidade”.

“É importante convocar os coletivos e os produtores a participar, inscrever seus vídeos, agora que houve a prorrogação. Esse ano temos uma questão muito importante que é o fato fazermos o festival acontecer sem patrocínio. Por isso também a importância de se fazer um festival de resistência, mostrando que, assim como a arte feita nas favelas, permanecemos e continuamos fazendo o festival, com ou sem apoio”, convoca César.

Os vídeos devem retratar a cultura das comunidades periféricas ou podem ter temáticas variadas, desde que produzidos durante oficinas e projetos socioculturais realizados em favelas e periferias. Além da premiação para os primeiros colocados, os vídeos selecionados participarão das mostras itinerantes do Festival, nos centros culturais de Belo Horizonte, e, caso seja de interesse do participante, poderão ser disponibilizados para visualização e download gratuito no site da instituição.

A inscrição para o festival é gratuita. Os vídeos devem ter duração de três a 15 minutos, serem inéditos e filmados entre 2008 e 2009. A inscrição pode ser feita até o dia 17 de agosto no site do Favela é isso aí e enviados pelo correio. Os três premiados receberão ainda R$ 1.500,00, com o intuito de incentivar a criação audiovisual nas comunidades. “O festival teve inspiração em outras iniciativas de festivais de realizadores populares, como o Cinecufa e o KinoOikos”, explica Clarice Libânio, coordenadora do Favela é isso aí. “Já vínhamos produzindo nossos próprios filmes, sobre os artistas das favelas de Belo Horizonte, e buscando uma forma de mostrar essa produção. Quando ficamos sabendo do primeiro Visões Periféricas, entramos em contato com o Observatório de Favelas e propusemos uma parceria, para que o festival fosse também realizado aqui em Belo Horizonte. Com o amadurecimento da idéia, tornou-se um festival próprio, que vem interagindo com os outros festivais pelo país”, conta César. As mostras paralelas e a mostra competitiva serão realizadas em outubro. Em novembro começam as mostras itinerantes. Endereço para envio: Rua Níquel, nº11, bairro Serra, Belo Horizonte-MG – CEP 30.220-280. Mais informações: (31) 3282-3816. (Fonte: Observatório de Favelas)

Anúncios

Responses

  1. gostaria receber material e inscrever formulrio etc…..só pode ser video ,não pode texto´poesia etc……gostaria de receber algum material video foto texto perfofamnce etc…..


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: