Publicado por: Carlos Scomazzon | quarta-feira, agosto 12, 2009

Seminário internacional discute Artes Visuais na Educação

O Seminário Internacional Artes Visuais na Educação Contemporânea tem como tema central a educação que valoriza os processos de ensino e aprendizagem no campo das artes visuais e suas implicações com a inclusão. O evento será realizado no dia 18 de agosto (terça-feira), das 8h30min às 17h30min. As inscrições podem ser feitas pessoalmente nas unidades do Sesc SP e no Portal Sesc SPO objetivo é compartilhar diferentes experiências desenvolvidas por instituições nacionais e internacionais da educação formal e não formal em relação à arte-educação. “Pretendemos evidenciar as diferentes abordagens educativas em escolas, ONGs e grupos artísticos, para que seja possível contemplar as diversas paisagens sobre ensino e aprendizagem das artes visuais e suas relações com a inclusão/ exclusão”, dizem os organizadores.

Os temas propostos para as conferências e debates são: A Arte como Experiência em Educação: Uma Oportunidade para a Inclusão; O Ateliê, a Investigação das Linguagens e o Convívio entre Diferentes; Intervenções Artísticas: Atitudes Educativas em Espaço Público e Escolar. O seminário terá a presença de Imanol Aguirre, professor titular de Educação Artística da Universidade Pública de Navarra (Espanha); Francesca Manfredi, atelierista da Escola Infantil do Centro Internazionale Loris Malaguzzi, em Reggio Emilia (Itália); José Cavalhero, coordenador pedagógico do Programa Singular do Instituto Rodrigo Mendes; Ana Cristina Gonçalves Rocco, doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP; José Pacheco, coordenador da Escola da Ponte (Portugal); Martin Grossmann, professor titular da Universidade de São Paulo e diretor do Centro Cultural São Paulo e do Grupo Contrafilé.

O Instituto Paradigma participa como apoiador do seminário e responsável na orientação da equipe do Sesc Vila Mariana sobre a acessibilidade dos materiais de comunicação e o espaço do Sesc Vila Mariana. “Cuidamos para que pessoas com deficiência visual, auditiva ou física possam ter informações e participar do seminário”, afirma Fabiano Puhlmann, consultor do IP. Mais informações pelo telefone (11) 5080-3008.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: