Publicado por: Carlos Scomazzon | quinta-feira, agosto 13, 2009

IMS apresenta Retrospectiva Eduardo Coutinho

Um cinema em que a entrevista (ou a conversa, como prefere o diretor) é a forma dramática exclusiva: não existe um antes e depois, nem uma interação continuada com outras figuras. No centro do método de Eduardo Coutinho – acentua o crítico Ismail Xavier no programa da mostra organizada pelo Instituto Moreira Salles, de 14 a 27 de agosto – “está a fala de alguém sobre sua própria experiência, alguém escolhido porque se espera que não se prenda ao óbvio, aos clichês relativos à sua condição social. O que se quer é a expressão original, uma maneira de fazer-se personagem, narrar, quando é dada ao sujeito a oportunidade de uma ação afirmativa. Tudo o que da personagem se revela vem de sua ação diante da câmera, da conversa com o cineasta e do confronto com o olhar e a escuta do aparato cinematográfico.”

A retrospectiva Eduardo Coutinho apresenta um conjunto de documentários do realizador, reunidos em programas temáticos, entre eles, A cena em jogo, com Jogo de cena e Moscou, A reinvenção do documentário, com Cabra marcado para morrer e O fio da memória, Encontros marcados, com Santo forte, Babilônia 2000 e Edifício Master, e Da televisão ao vídeo, com Santa Marta, duas semanas no morro, Boca de lixo e outros vídeos menos conhecidos realizados dentro do Cecip (Centro de Criação da Imagem Popular).

Um dos destaques da mostra é a programação do dia 22 de agosto: a exibição de Moscou será seguida de debate com o cineasta, Ismail Xavier e José Carlos Avellar. Em seguida, serão lançados dois livros da coleção Encontros da editora Azougue: Eduardo Coutinho e Ismail Xavier.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: