Publicado por: Carlos Scomazzon | segunda-feira, agosto 24, 2009

Mast discute ‘A cidade do Rio de Janeiro na virada do século XX’

Convite_encontrocomahistoria_set2009No dia 3 de setembro, quinta-feira, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) discute A cidade do Rio de Janeiro na virada do século XX: Centro, subúrbio e ciência durante o ciclo de mesas-redondas Encontro com a História. O evento – gratuito – acontece às 14h30min, no Auditório do Mast – Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão. Joaquim Justino Moura dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), e Moema de Rezende Vergara, pesquisadora em História da Ciência do Mast, abordarão a temática do Encontro sob alguns aspectos. O professor da Unirio falará sobre o subúrbio carioca e o centro da cidade como lugar da morada e local de trabalho. “Pensar o subúrbio na virada para o século XX nos leva a um dos momentos iniciais mais significativos de sua formação, entre 1890 e 1906. Remete também à transformação de uma área da antiga zona rural, ocupada a princípio pela freguesia de Inhaúma, em área predominantemente residencial proletária, com o papel principal de suprir o centro da cidade com mão-de-obra e com o qual teve início o subúrbio do Rio de Janeiro, movido por impulsos que serão objeto de reflexão na presente palestra”.

Moema de Rezende Vergara, por sua vez, analisará a representação da cidade em periódicos científico-literários, com destaque para a relação entre ciência e cidade em um momento de institucionalização da ciência no Brasil. “O conceito de capitalidade é central nesta análise, bem como o confronto entre texto e imagens na construção do ideário sobre o Rio de Janeiro nos fins do século XIX e começo do XX”. O Encontro com a História é um ciclo de mesas-redondas que reúne, a cada mês, pesquisadores do Mast e da Unirio para debaterem e apresentarem ao público temas sobre diferentes áreas acadêmicas. As mesas-redondas são transmitidas ao vivo na Internet, pelo website do Mast. Os participantes que comparecem a, no mínimo, 75% dos encontros, ganham certificado ao final do ciclo.

A série do Encontro com a História começou em 1998, como Seminários Internos do antigo Departamento de Pesquisa do Mast. A partir de 2002, estes seminários foram abertos ao público e, já com o nome Encontro com História, passaram a ter o formato atual, com pesquisadores do Mast e de outras instituições convidados a apresentar seus estudos a cada encontro. Sem uma diretriz temática única, o Encontro com a História busca sempre debater resultados recentes de pesquisas acadêmicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: