Publicado por: Carlos Scomazzon | terça-feira, agosto 25, 2009

Mapeando a arte

O Projeto Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul está colocando em prática mais uma ação: 26 ateliês educativos e de artistas locais vão abrir suas portas durante o período da Bienal para receber grupos e realizar oficinas gratuitas. O projeto Mapas Práticos – espaços em disponibilidade promoveu um mapeamento dos ateliers privados (individuais ou coletivos), institucionais e públicos de Porto Alegre que possuem propostas educativas no campo das práticas artísticas contemporâneas. Com o projeto, a Bienal pretende valorizar o trabalho destes profissionais, criando espaço para o diálogo e o intercâmbio entre artistas e arte educadores com a comunidade local.

Segundo a curadora pedagógica Marina De Caro, a ideia é “descentralizar a Bienal e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade para que a comunidade conheça e usufrua do trabalho destes ateliês, mesmo depois que a Bienal terminar”. As inscrições para as oficinas vão funcionar através do agendamento na Bienal (via telefone ou email), que começa a funcionar em setembro.

A 7ª Bienal do Mercosul, que acontece em Porto Alegre/Brasil de 16 de outubro a 29 de novembro de 2009, está organizada em sete exposições, um projeto pedagógico, um programa editorial e de comunicação, um sistema de rádio e diversos programas culturais que vão acontecer ao longo de toda a Bienal, dentro e fora dos espaços expositivos. Até o momento, participam desta edição mais de 150 artistas, de países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, França, México, Suíça, Reino Unido, Uruguai, Venezuela. Cerca de 60% das obras serão produzidas especialmente para a Bienal. Os espaços que vão abrigar as exposições da 7ª edição são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural e o Margs – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, além de diversos locais públicos da capital gaúcha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: