Publicado por: Carlos Scomazzon | domingo, agosto 30, 2009

Fundação Iberê Camargo abre duas grandes exposições em setembro

foto875A partir do dia 10 de setembro, duas novas exposições ganham as salas da Fundação Iberê Camargo com a abertura de Dentro do Traço, Mesmo: Coleção do Programa Artista convidado do Ateliê, com curadoria de Teixeira Coelho, primeira exposição de grande porte do acervo de gravuras produzidas por nomes de destaque da arte nacional e internacional em nove anos de atividade do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, juntamente com a mostra Iberê Camargo – Uma Experiência da Pintura, curadoria de Virginia Aita que traz uma série de gravuras, guaches, pinturas e desenhos que evocam a incessante busca por experimentação do artista. Com entrada franca, as duas exposições podem ser conferidas até 29 de novembro. Para Iberê Camargo, a gravura em metal era considerada um dos pilares de sua produção, arte através da qual testou por anos a fio sua excelência como gravador, técnica exercida com ares de obsessão durante toda a sua trajetória.

Desde 2000, a Fundação Iberê Camargo mantém vivo o ímpeto criativo, a busca por experimentação e a força do legado do mestre através do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, iniciativa que traz grandes nomes da arte do país e do exterior para produzir gravuras na mesma prensa utilizada por Iberê Camargo, até dua morte em 1994, em seu ateliê em Porto Alegre. Em nove anos de atividade, o Programa coordenado pelo artista Eduardo Haesbaert, gravador de Iberê nos últimos quatro anos de sua vida, reúne uma preciosa coleção de 158 obras produziras por 64 artistas das mais diferentes procedências e linguagens. “É a continuidade que o Iberê sempre quis ver para a sua obra, um desdobramento do seu trabalho e um programa que proporciona uma troca ímpar entre artistas dos mais diferentes meios”, explica o coordenador.

Com a mostra Dentro do Traço, Mesmo, esta é a primeira vez que a Fundação abre ao público a coleção em quase sua totalidade. São 97 gravuras, produzidas por 56 artistas, que em muitos casos tiveram seu primeiro contato com a técnica através do Programa. Na exposição, são reunidos nomes que participaram ainda dos primeiros anos da iniciativa, como Antonio Dias, Zilio, Waltercio Caldas, Amílcar de Castro, Carmela Gross e José Resende somados a novas adições da coleção, como os artistas Liliana Porter, Marco Buti, Mariannita Luzzati, Mary Dritschel e Walmor Corrêa, incluindo inclusive o arquiteto português Álvaro Siza, que assina o prédio da Fundação Iberê Camargo. “É uma iniciativa rara no país, um projeto que é um convite a experimentação e a revisitação do trabalho de cada artista em um meio muitas vezes pouco habitual à sua produção”, comenta o curador Teixeira Coelho, curador-coordenador do MASP, professor da USP e autor de diversos livros e catálogos de arte, entre eles autor, entre outros, do Dicionário crítico de política cultural e de A cultura e seu contrário, além de Niemeyer: um romance e História Natural da Ditadura.

Dividida em dois eixos principais, intitulados Uma arte em negro, que privilegia gravuras impressas em tons pretos e A cor e a busca da cor, onde o foco são as gravuras buscam tons coloridos em sua impressão, a exposição transcreve o caráter livre da criação de cada artistas para as salas da Fundação. As obras serão expostas diretamente nas paredes, livres de molduras ou vidros que separem o contato do público com as gravuras e virão acompanhadas de textos informativos sobre as diferentes técnicas utilizadas na produção, como ponta seca, água-forte ou água-tinta.

Buscando ser fiel à tendência de Iberê de “não emitir conceitos, não propor definições”, a mostra não é, segundo o curador, uma afirmação aos visitantes e sim um exercício de observação individual. “A proposta é que o público questione e aguce sua percepção. Que perguntem o que é a gravura, como ela é produzida e que busquem entender o processo que leva ao resultado final”, diz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: