Publicado por: Carlos Scomazzon | sexta-feira, setembro 11, 2009

Exposição ‘Christian Lacroix – Trajes de Cena’ em São Paulo

foto845O Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo, em parceria com o Centre National Du Costume de Scène – CNCS, Moulins, França, apresenta a exposição Christian Lacroix – Trajes de Cena, até o dia 1º de novembro. A exposição faz parte dos eventos do França.Br 2009, o Ano da França no Brasil. Com curadoria de Delphine Pinasa, a exposição apresenta cerca de 100 trajes e 80 desenhos originais imaginados por Christian Lacroix para óperas, ballets e peças, entre as quais: Fedra, de Racine, para a Comédie-Française, Paris, 1995 pela qual ele recebeu seu primeiro Molière; Cosi fan tutte, de Mozart, para Théâtre de La Monnaie, Bruxelas, 2006; Carmen, de Bizet, criada para Arène de Nîmes, 1989; Sherazade, ballet de Blanca Li, para a Opéra National de Paris, 2001. Também fará parte da mostra croquis e vídeos.

Em 2007, Christian Lacroix realizou o sonho de ser curador, quando ficou à frente de duas exposições em comemoração aos 20 anos de sua maison. A primeira denominada Christian Lacroix -Trajes de Cena, foi idealizada para o CNCS e acontece em São Paulo a partir de agosto de 2009, no Museu de Arte Brasileira da FAAP. A segunda foi Christian Lacroix, Histoires de Mode, realizada no Musée dês Arts Décoratifs, em Paris. O requinte da alta costura de Lacroix já esteve presente na FAAP em 1997, quando ele apresentou suas coleções em um desfile e uma exposição.

Há mais de vinte anos, antes mesmo de criar a sua Maison de costura, Christian Lacroix trabalha com uma paixão constante nas coxias dos teatros e em seus ateliês de costura, conjugando a ciência da técnica da alta costura e o savoir-faire artesanais, truques e astucias do palco, respeito pelas obras e a sensibilidade pessoal dos interpretes. Christian Lacroix gosta de evocar seus primeiros passos na costura, já que desde jovem, ao voltar do teatro, reinterpretava os trajes que havia visto em cena.

Na exposição Christian Lacroix – Trajes de Cena, o público poderá conferir todo o trabalho de um dos estilistas mais prestigiados do mundo da moda e saber por que Lacroix é considerado um mágico das cores, um amante dos tecidos furta-cor, um escultor das formas e dos volumes, um alquimista das rendas, dos galões, dos ruchés. O estilista veste cantores, bailarinos e atores para dar vida a personagens de obras líricas, coreográficas e teatrais, apresentadas nos maiores palcos franceses e internacionais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: