Publicado por: Carlos Scomazzon | domingo, setembro 13, 2009

UFSCar promove o ‘Conhecendo o Cinema de Bordas’

O Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove na próxima terça-feira, dia 15, o evento Conhecendo o Cinema de Bordas. A atividade conta com o apoio da Revista Universitária do Audiovisual (RUA), estando organizada em três momentos. O Cinema de Bordas foi definido por um grupo de pesquisadores como um tipo de produção audiovisual realizada por autodidatas que concretizam seus trabalhos valendo-se de parcos recursos financeiros. Estes diretores amadores localizam-se à margem dos sistemas institucionalizados de produção, distribuição e exibição.

A programação tem início as 16h no Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), localizado na Área Sul da UFSCar, com a exibição dos filmes “A Dama da Lagoa” e “Mangue Negro”. Em seguida, no mesmo local, ocorre uma mesa-redonda com as participações de Rosana Soares, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP, e Gelson Santana, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. O debate será mediado pelo professor Samuel Paiva, do PPGIS/UFSCar.

Concluindo a programação, a partir das 21h30, haverá o lançamento do livro Cinema de Bordas 2, no Restaurante Almanach. A obra tem capítulos escritos pelos professores Rosana Soares e Gelson Santana. A filmografia analisada no livro é bem mais ampla, incluindo realizações como os faroestes de Manoel Loreno (Seu Manoelzinho), os filmes de Rambú da Amazônia, os trash movies do gaúcho Felipe do Monte Guerra, o “filme escatológico-canibal” do catarinense Petter Baiestorf, os melodramas do alagoano Pedro Onofre de Araújo, os spaghettis do piauiense-brasiliense Afonso Brazza, a produção do paulistano Joel Caetano, entre outros. Esta obra também conta com textos dos professores Alfredo Suppia, Bernadette Lyra, Laura Cánepa, Lúcio Piedade, Luiz Vadico, Maria Ignês Carlos Magno, Rogério Ferraraz e Zuleika de Paula Bueno.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: