Publicado por: Carlos Scomazzon | quinta-feira, setembro 17, 2009

Exposição ‘Pierre Verger nos Anos 30’ em Salvador

A década de 1930 foi um período de grandes transformações sociais e culturais. Nesse contexto, Pierre Verger se encontrava e, após a morte de sua mãe, último elo de ligação com o mundo burguês em que vivia, ele se encontra livre para romper com esse estilo de vida e descobrir todo um novo modo de ver o mundo e a vida. Amigos, idéias, viagens, trabalho, fotografia. Tudo isso pode ser visto na Exposição De Um Mundo ao Outro – Pierre Verger nos Anos 30, aberta dia 15 de setembro de 2009, em Salvador, no Palacete das Artes Rodin Bahia.

Com cerca de cento e oitenta fotos, trinta documentos originais e onze reproduções, além de um adiovisual, o público terá oportunidade de conhecer um lado de Verger diferente do habitual. “Este é um período pouco conhecido da carreira do fotógrafo. A exposição é uma tentativa de compreender a origem do olhar de Verger relacionando-o com o contexto da época”, declara a curadora da mostra Cláudia Pôssa. Já para Alex Baradel, responsável pelo acervo fotográfico da Fundação Pierre Verger e também curador da mostra “esta época é marcada pelas descobertas de outras culturas por Verger. É um momento de ruptura, onde ele deixa a vida burguesa e passa a olhar o mundo de outra forma. Por isso, escolhemos este período da vida do artista para montar uma exposição.”

Nesse período Verger conhece Pierre Boucher, que o inicia na fotografia, René Zuber, Emeric Feher e Maurice Baquet, as primeiras pessoas, que somada a curiosidade própria de Verger, iriam participar na transformação de sua existência. Na exposição será possível ver as primeiras fotos das viagens (à Polinésia, assim como a viagem ao redor do mundo, a primeira como fotográfo profissional) e de trabalhos realizados por ele em revistas e jornais, além de produções de alguns desses amigos como os cartazes de Cassandre – um dos artistas gráficos mais conhecidos da França – assim como desenhos de Fabien Loris.

Também desde o dia 15 de setembro, são apresentadas, na Aliança Francesa Salvador, algumas das fotografias feitas em Paris por ocasião da Exposição Universal de 1937. Ainda na Aliança Francesa, dia 24 de setembro, às 19h30min, no Teatro Molière, os curadores da exposição irão conversar com o público sobre Pierre Verger e os anos 30. “De um mundo ao outro-Pierre Verger nos anos 30” faz parte da programação do Ano da França no Brasil. É uma realização da Aliança Francesa de Salvador, Fundação Pierre Verger e Palacete das Artes Rodin Bahia com apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Cultures France.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: