Publicado por: Carlos Scomazzon | quarta-feira, setembro 23, 2009

Massimo di Felice discute digitalização das culturas locais

O Ciclo Era Digital terá continuidade no próximo dia 30 de setembro, no Sesc Consolação, às 14 horas, com a presença de Massimo Di Felice, sociólogo pela Universidade de Roma “La Sapienza” e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, que irá explorar o tema Paisagens Pós-Urbanas – o fim dos pontos de vista centrais, a construção tecnológica e colaborativa das visões de mundo.

Na conferência, Di Felice abordará as transformações provocadas pelas novas plataformas digitais nos processos comunicacionais contemporâneos, analisando a migração do conceito de público para o de participação colaborativa em rede, por meio do qual surge um novo tipo de participação social que poderá determinar uma nova condição tecnológica do habitar. Em seguida, o professor integra a mesa-redonda O mundo sem centro nem periferia – a digitalização das culturas locais e a tomada coletiva da palavra, com os seguintes convidados: Américo Córdula, do Ministério da Cultura (a confirmar); Anápuáka Tupinambá Hã-hã-hãe, líder indígena; Tio ‘Pac’, do Filmagens Periféricas; e Júlio Duram, do UOL, com mediação de Eliete Pereira, do Atopos.

Ao final do evento será realizado o lançamento (com sessão de autógrafos) do livro de Massimo Di Felice Paisagens Pós-urbanas: a crise da cidade e as formas comunicativas do habitar (Editora Annablume). O Ciclo Era Digital é uma idealização do Centro de Pesquisa Atopos da ECA-USP, realizado por Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Setor Eventos e Sesc São Paulo, e conta com o apoio institucional da ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo).

Iniciado em agosto, o Ciclo Era Digital – A sociedade em rede e as transformações do mundo contemporâneo, já contou com as presenças de Pierre Lévy (agosto) e Derrick de Kerckhove (setembro). Até o final deste ano o Ciclo irá reunir os principais pensadores internacionais para discutir os desafios, os impactos e as profundas mudanças nos meios de comunicação com empresários, acadêmicos, líderes sociais, ONGs e público geral. Entre os nomes confirmados para as próximas edições do Ciclo estão Lúcia Santaella, Alberto Abruzzese, Mario Perniola, Michel Maffesoli, nas quais serão abordados temas como filosofias de rede, opinião pública digital, culturas juvenis online, sociedade da informação e futuro digital da democracia.

Desafios como exclusão digital e desigualdade de acesso às novas tecnologias também serão abordadas pelos convidados de modo a apresentar caminhos para a construção de uma sociedade mais democrática, inclusiva e sustentável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: