Publicado por: Carlos Scomazzon | quarta-feira, setembro 23, 2009

Theatro São Pedro lança projeto para crianças

Entre os dias 25 de setembro e 12 de novembro, Porto Alegre terá a oportunidade de desfrutar de um projeto inteiramente dedicado ao público infantil, para alegria de pais e filhos. Fazendo Teatro – o Theatro São Pedro agora é das Crianças é composto por oficinas – já em andamento – apresentação de espetáculos teatrais, bate-papos e palestras com escritores e educadores. O lançamento do projeto está marcado para o dia 25 de setembro, às 19h no Theatro São Pedro, com as apresentações do Tholl e do Circo Girassol.

Idealizado pela Associação Amigos Theatro São Pedro, o projeto tem como objetivo principal atender essa faixa etária de forma abrangente, contribuindo, assim, para a construção do teatro infantil como verdadeiro produto da arte, capaz de servir como instrumento ao desenvolvimento da criança. Através das oficinas, palestras, fóruns de debates acerca do tema e apresentações teatrais, Fazendo teatro – o Theatro São Pedro agora é das Crianças possibilitará o intercâmbio entre profissionais, estudiosos e interessados na área da arte-educação, além de estimular a produção do teatro infantil e formação de público. Também está na pauta do projeto resgatar a obra de autores brasileiros dedicados à literatura infantil.

As oficinas do projeto se iniciaram na primeira semana de agosto, ministradas por Larissa Sanguiné (crianças de 3 a 6 anos) e Jeffie Lopes (crianças de 7 a 11 anos), atores e professores do núcleo infantil da escola Tepa – Teatro Escola de Porto Alegre. A proposta é estimular a criatividade e proporcionar uma rica experiência para as crianças, além de possibilitar o contato deste público com a literatura brasileira de autores como Maria Clara Machado, Ziraldo, Ruth Rocha, entre muitos outros. Nas aulas, as crianças fazem seus próprios roteiros, explorando as mais diversas possibilidades que o teatro oferece. Ao final dos três meses de curso, no dia 12 de novembro, quando se encerra o projeto, todos os participantes das oficinas apresentarão suas montagens no palco do Theatro São Pedro, com entrada franca.

Já os espetáculos convidados se apresentam em outubro no palco do Theatro São Pedro. Participam as peças Tuíke, de Curitiba; Bonequinha de pano, do Rio de Janeiro e Mania de explicação, de Belo Horizonte. Do RS estão O hipnotizador de jacarés, com texto e direção Dilmar Messias; Opereta Pé de Pilão, com texto de Mario Quintana musicado por Cláudio Levitan e direção de Mário de Balenti; A Família Sujo, do grupo Cuidado que Mancha, de Gustavo Finkler e Jackson Zambelli e João e Maria, da Cia Gente Falante, dirigida por Paulo Fontes e Eduardo Custódio.

Os papos entre os profissionais da área e a comunidade também acontecem no mês de outubro, quando grandes nomes do teatro infantil estarão presentes, entre eles a atriz Zezé Fassina, do espetáculo Bonequinha de Pano; Orlando Miranda, representante do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira e Autores e Antônio Carlos Bernardes, secretário do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude. Toda a renda arrecadada – entre bilheteria dos espetáculos locais e inscrições das oficinas – será repassada para a ONG Casas de Acolhida, instituição que presta serviço à comunidade de proteção especial às crianças vítimas de violência. Com três unidades de atendimento, em Canoas e Porto Alegre, a ONG acolhe crianças de 0 a 6 anos de idade e faz um trabalho de reintegração familiar com crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos, dentro do programa Família Social. Grupos escolares que desejam adquirir os ingressos para os espetáculos devem agendar pelo telefone: (51) 3226-2940 ou 3227-5100.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: