Publicado por: Carlos Scomazzon | segunda-feira, outubro 12, 2009

Exposição francesa ‘Epidemik’ faz estreia nacional no Rio de Janeiro

Um videogame coletivo, montado em um grande tabuleiro eletrônico de 270m2, no qual mais de 40 jogadores, simultaneamente, simulam e enfrentam situações de crise epidêmica, é uma das principais atrações da exposição Epidemik, que estreia no Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro, no Centro Cultural da Ação da Cidadania. A iniciativa – uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a sanofi-aventis – integra a programação cultural do Ano da França no Brasil. Criada pelo Museu La Cité des Sciences et de l’Industrie de la Villette, em Paris, a exposição Epidemik conta com tecnologia inédita desenvolvida pela francesa Stratosphère, que tem no currículo trabalhos na Ponte Charles de Gaulle e no Palais des Congrès de Paris.

A mostra é dividida em dois grandes blocos. O primeiro traz uma retrospectiva histórica das grandes epidemias mundiais, sob o olhar e o testemunho de pessoas de várias partes do mundo. Segundo a pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP) Sheila Mendonça, este foi o bloco da exposição francesa que sofreu adaptação com a inclusão de temas brasileiros para ser exposta aqui. “Da Escola, eu e o também pesquisador do Densp/Ensp Paulo Sabrosa gravamos pequenos depoimentos sobre a Doença de Chagas e a Febre Amarela, respectivamente. Além disso, outros pesquisadores da Fiocruz e do Instituto Butantan tiveram seus depoimentos registrados”, esclareceu.

O segundo bloco revela originalidade e didática em um jogo eletrônico gigante, montado em um tabuleiro de 270m2, que permite aos visitantes simular e enfrentar uma situação de crise epidêmica em diferentes lugares do planeta. Várias doenças diferentes são temas do jogo, como a malária, a Aids, a peste e a gripe. A epidemia de dengue também está em cena. Durante o jogo, os participantes que escolherem desenvolver sua estratégia de enfrentamento no Brasil usarão um cenário de epidemia de dengue, cujo conteúdo e iconografia foram preparados por pesquisadores da Fiocruz. O jogo é acessível a cadeirantes e pode ser jogado por cerca de 45 participantes simultaneamente.

O videogame simula cinco diferentes cenários, conhecidos ou fictícios: Gripe aviária em Cingapura, Ataque biológico terrorista em Nova Iorque, Malária e Aids na África e na Ásia e, especialmente desenvolvido para o Brasil, com conteúdo e iconografia preparados pelas equipes da Fiocruz, Dengue no Rio de Janeiro. Originalmente criada pelo museu La Cité des Sciences et de l’Industrie de La Villette, de Paris, Epidemik foi inaugurada na capital francesa em outubro de 2008, onde deve permanecer até 2010. A exposição teve o suporte de um comitê curador formado por renomados cientistas franceses, de instituições reconhecidas mundialmente como o Instituto Pasteur e o Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (Inserm), entre os quais epidemiologistas, imunologistas, sanitaristas, sociólogos, engenheiros e antropólogos.

A versão especialmente montada para o Brasil, além de integrar o acervo integral da exposição francesa, incorpora outros temas diretamente ligados à realidade da população do país, como depoimentos, reportagens e outros materiais sobre dengue, meningite, Aids, hanseníase, tuberculose, doença de Chagas e febre amarela, entre outros conteúdos desenvolvidos pela Fiocruz, com o apoio do Instituto Butantan. A versão brasileira de Epidemik teve como coordenador geral o diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde e ex- presidente da Fiocruz, Paulo Buss. Já a curadoria no Brasil ficou sob a responsabilidade da antropóloga da Fundação Gisele Catel. A exposição, uma parceria entre a Fiocruz e a indústria farmacêutica sanofi-aventis, é gratuita e acontecerá, de 20 de outubro a 24 de novembro, de terça a domingo, das 8h30min às 19h30min, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, localizado na Av. Barão de Tefé, 75, Bairro da Saúde, Rio de Janeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: