Publicado por: Carlos Scomazzon | domingo, outubro 18, 2009

Cultura popular pede passagem no CCBB Itinerante

image001No mês de outubro, Curitiba se transforma na capital nacional da cultura popular, com shows, oficinas, ideias e exposições, eventos gratuitos ou a preços populares. Entre os dias 22 e 29, o Centro Cultural Teatro Guairá (CCTG) recebe a caravana do Vozes de Mestres – Festival Internacional de Cultura Popular. O festival é o destaque da programação da etapa do segundo semestre de 2009 do CCBB Itinerante, projeto cultural idealizado pelo Banco do Brasil, com propósito de levar arte, cultura e lazer a várias cidades e capitais do país. O grupo Mundaréu, filho da casa, abre os trabalhos no dia 22 de outubro (quinta-feira), às 20h, com o show Forféu do Mundaréu no Guairinha (Auditório Salvador de Ferrante), com entrada franca. No dia 28, Elba Ramalho sobe ao palco do Guairão para celebrar 30 anos de carreira, com grandes sucessos e temas da cultura popular nordestina. Quem abre o show da cantora paraibana, às 20h, é o grupo Meninas de Sinhá, formado por senhoras de 45 a 90 anos, que redescobriram na periferia de Belo Horizonte (MG) a arte de dançar e relembrar antigas cantigas de roda, cirandas e brincadeiras. Os ingressos custam R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada).

O grupo mineiro também participa dia 29 da oficina Vivência com Meninas de Sinhá, quando terá a oportunidade de compartilhar com o público experiências que transformaram angústias e carências em arte. A artesã Efigênia Ramos Rolim, mestra na criação com bala de papel, é a convidada especial. A cantora mineira Déa Trancoso ministra de 26 a 28 a oficina Corpo e Voz, uma das atividades mais procuradas do festival, ao lado do Mural em Cerâmica, oficina ao ar livre da artista plástica Germana Arthuso. Já os integrantes do Mundaréu promovem dia 23 uma grande festa na oficina Fuzuê de Batuques – Cacuriá do Tatá. Essas atividades são todas gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo site.

Como o festival também é um espaço para reflexões, haverá no dia 27 a mesa-redonda Brasil: quem somos nós? E como chegamos a ser o que somos…? com os mestres do Fandango Paranaense Martinho dos Santos e Leonildo Pereira, e o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna. A artista plástica e pesquisadora Rejane Nóbrega será a anfitriã do evento, que terá mediação de Déa Trancoso. A exposição Caminhos do Jequitinhonha, do fotógrafo e documentarista Marcelo Oliveira, também integra a programação. A mostra revela a riqueza do Vale do Jequitinhonha (MG) e será apresentada entre os dias 22 e 29 no Guairinha. O festival ainda terá a presença de Ghustavo Távora, coordenador do projeto Imaginautas, com intervenções de artecomunicação em vários cantos da cidade. A programação completa está no site.

O Vozes de Mestres – Festival Internacional de Cultura Popular, idealizado pela Jardim Produções, tem caráter itinerante e amplia o intercâmbio entre artistas, trabalhadores da teia produtiva das artes em geral e mestres das culturas populares do Brasil e da América Latina, potencializando um dos aspectos mais significativos da cultura brasileira e latino-americana: a diversidade. A primeira edição, realizada em Belo Horizonte/2008, contou com mais de 25 atrações, e, neste ano, o projeto já visitou Ouro Branco/MG, dentro da programação do IV Festival de Inverno de Ouro Branco, promovido junto com o governo local. Depois de passar por quatro cidades brasileiras chega agora a Curitiba, através do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Itinerante), com patrocínio do Banco do Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: