Publicado por: Carlos Scomazzon | domingo, outubro 18, 2009

Mostra ‘A Humanidade em Guerra’ será inaugurada dia 20

Fotografias traçando a realidade dos conflitos armados e suas conseqüências humanitárias no último século e meio serão expostas na mostra A Humanidade em Guerra. Já apresentada em mais de 50 países, será inaugurada para convidados no dia 20 de outubro em São Paulo, na galeria Matilha Cultural. A partir do dia 21 a exposição será aberta ao público. A mostra é organizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e faz parte da campanha mundial Nosso Mundo. Sua ação, coordenada pelo Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho para comemorar o aniversário de 150 anos da Batalha de Solferino, que levou à criação do Movimento.

Retratando desde a guerra de secessão até os conflitos expostos nos noticiários, as imagens evocam a dor e a angústia de homens, mulheres e crianças que passam pelos suplícios da guerra. Além das fotos históricas, integram a exibição imagens de respeitados fotógrafos de guerra que viajaram em 2008 e 2009 a dois de oito países em conflitos onde atua o CICV: Afeganistão, Colômbia, República Democrática do Congo (RDC), Geórgia, Haiti, Líbano, Libéria e Filipinas.

A Humanidade em Guerra também comemora os 90 anos da fundação da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, além dos 60 anos das Convenções de Genebra . Firmadas por todos os 194 estados do globo, as Convenções traçam os limites aos meios e métodos de guerra, formando a espinha dorsal do Direito Internacional Humanitário (DIH). No Brasil, a mostra já passou por Brasília, onde os parceiros do CICV foram o Museu Nacional, a Secretaria da Cultura e Governo do Distrito Federal. Depois de São Paulo, a mostra passa pelo Rio, onde será exposta no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República e no Metrô. Também apoiam a iniciativa a Abraji, Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (Arfoc-SP) e a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: