Publicado por: Carlos Scomazzon | segunda-feira, outubro 26, 2009

Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council promove ciclo

De 26 a 29 de outubro de 2009, o Núcleo de Dramaturgia Sesi–British Council comemora a formação da primeira turma de novos autores com uma semana intensiva de atividades voltadas à dramaturgia. O 1º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia Sesi–British Council é marcado, também, pela montagem de um dos textos produzidos pelos jovens autores: Notas da Superfície, de Felipe de Moraes e direção de Marcia Abujamra, a partir de 5 de novembro. Todas as atividades são abertas e têm entrada franca. Na abertura do evento, segunda-feira, dia 26, será promovido um seminário sobre nova dramaturgia. Serão três mesas-redondas com a participação de profissionais brasileiros e britânicos e uma palestra Palavra de Dramaturgo.

A primeira mesa, intitulada A formação do novo dramaturgo no Brasil a partir da experiência do Núcleo de Dramaturgia SESI–British Council, será formada pelos dramaturgos Roberto Alvim e Rogério Toscano, com mediação da jornalista e dramaturga Marici Salomão, atual coordenadora do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council. Contará, ainda, com a participação de Felipe de Moraes, novo autor do texto Notas da Superfície, selecionado para a montagem teatral que estreará em 5 de novembro.

A segunda mesa-redonda será sobre As Linguagens Dramatúrgicas na Sociedade Globalizada como a radionovela, a teledramaturgia e a internet. Estarão presentes David Ian Neville – dramaturgo, poeta, escritor e produtor da BBC -, o cenógrafo, fotógrafo e iluminador Nelson Kao, do site Teatro para Alguém, com mediação do pesquisador Ricardo Medeiros. A última mesa terá como tema A Retomada da Palavra na Cena Contemporânea e será composta por Chris Dolan – poeta, compositor e autor britânico -, pelos jovens dramaturgos – Grace Passô (MG) e Paulo Santoro (SP) -, tendo como mediadora a professora doutora Munira Mutran.

Para fechar o dia, haverá, ainda, uma palestra com a premiada dramaturga, diretora teatral e atriz Jandira Martini. De terça a quinta-feira serão realizados três workshops no Sesi Catumbi. O primeiro será com o autor britânico Chris Dolan, das 9 às 12 horas, sobre iniciação à dramaturgia com o tema Sonhando em Público – da temida folha em branco à peça completa. O segundo será um workshop de Radiodrama, ministrado pelo britânico David Ian Neville, produtor da BBC, entre 14 e 17 horas. E, por fim, o dramaturgo e diretor teatral Aimar Labaki conduzirá o workshop de Teledramaturgia, sobre técnicas básicas para interessados em conhecer a escrita de novelas, das 18h às 21h.

Anúncios

Responses

  1. Quero deixar aqui não uma resposta e sim um apelo: Sou dramaturgo, premiado inclusive em um concurso realizado pelo SESI- RS. Peça Todo Homem Tem um Ponto Que Doi. Também tenho tres peças para infancia e juventude premiada no concurso Funarte de dramaturgia, entre várias outras, algumas montadas e outras não. Meu apelo é: como poderei participar desse eventos de dramaturgia? Quero aprender mais. Quero trabalhar mais, porem moro aqui em porto Alegre e aqui a dramaturgia não recebe fomento e nem exitem projetos como esse.
    Deixo esse apelo: Quero aprender mais sobre dramaturgia!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: