Publicado por: Carlos Scomazzon | quinta-feira, outubro 29, 2009

Ciclo debate ‘Pensamento Alemão do Século XX’

Até o dia 8 de dezembro, o instituto Goethe-Institut São Paulo realiza 2º Ciclo Pensamento Alemão do Século XX, reunindo especialistas brasileiros para discutir as ideias de filósofos alemães (ou de língua alemã) que marcaram profundamente a história do pensamento universal. A Alemanha, como nenhum outro país europeu no século XX, foi o ponto de intersecção de diversos processos históricos universais: a Primeira Guerra Mundial, o nacional-socialismo, a Segunda Guerra Mundial, a divisão do país na linha de frente dos grandes blocos antagonistas da Guerra Fria, a reunificação em meio a uma situação mundial marcada pela crescente globalização. Repetidamente, ela ocupou o centro de processos históricos que atingiram o mundo como um todo; e repetidamente o pensamento alemão (ou em língua alemã) tornou-se o palco de desafios radicais para o pensamento, englobando praticamente todos os âmbitos da experiência humana.

O primeiro Ciclo, em 2007, abordou a obra de pensadores como Freud, Weber, Heidegger, Schmitt, Benjamin, Adorno, Bloch, Arendt, Marcuse, Habermas e Luhmann. Neste ano, o 2º Ciclo Pensamento Alemão no Século XX apresentará a obra de pensadores fundamentais, que mudaram o rumo de suas disciplinas e afetaram profundamente nossa visão do mundo, do universo e de nós mesmos: Erich Auerbach, Norbert Elias, Ludwig Wittgenstein, Karl Popper, Georg Lukács, Rosa Luxemburg, Carl Gustav Jung, Wilhelm Reich, Albert Einstein e Werner Heisenberg.

Da crítica literária à física quântica, da psicologia à teoria da ciência, da política à matemática, estes pensadores deixaram marcas profundas também no pensamento brasileiro. Por isso, alguns dos mais importantes intelectuais do país discutirão a importância da obra, a atualidade das questões e a especificidade da recepção brasileira de cada um destes autores, lembrando sempre uma frase do Galileu de Brecht: “Pensar é um dos maiores prazeres da raça humana”.

O ciclo de palestras será realizado sempre às terças-feiras, às 19h, até o dia 08 de dezembro e terá entrada gratuita. O Goethe-Institut São Paulo está localizado na Rua Lisboa, 974. Mais informações: http://www.goethe.de/saopaulo ou pelo telefone (11) 3296 7000.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: