Publicado por: Carlos Scomazzon | segunda-feira, novembro 2, 2009

CCBB Itinerante traz para Curitiba a mostra ‘Saint-Étienne, Cité Du Design’

O Centro Cultural do Banco do Brasil Itinerante traz para a Curitiba, uma mostra inédita sobre design, tecnologia e sustentabilidade da célebre Cité du Design Saint-Étienne. Até o dia 21 de novembro, a capital paranaense ficará sabendo um pouco mais da cidade francesa que foi edificada como um fórum internacional onde são promovidos os eventos mais originais no universo do design. A exposição Saint-Étienne, Cité Du Design – que já passou pelas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo –, mostrará os projetos que se destacaram na Bienal Internacional de Design Saint-Étienne 2008, uma Mini City Eco Lab, e a Cité Du Design no seu complexo, além de um ciclo de conferências com grandes nomes do design francês e brasileiro.

A França possui reconhecimento internacional na área de design, espaço conquistado em razão dos anos de experimentação nessa disciplina. Pensar em uma exposição que explique este universo significa apresentar os vértices marcantes da realidade do design contemporâneo francês. Saint Étienne é uma antiga vila mineira no interior da França que se converteu em cidade industrial. Lá, em 1859, foi criada a Escola Superior de Belas Artes que, em seguida, tornou-se a Escola Superior de Arte e Design de Saint-Étienne (ESADSE). Em 1998, a escola promoveu a primeira Bienal Internacional de Design, acontecimento único que impulsionou a criação da Cité du Design, em 2005, com uma visão do futuro. A cidade foi concebida para agrupar todos os atores do design, tanto do mundo econômico, cultural, artístico, científico e tecnológico.

Em 2008, a Bienal Internacional de Saint-Étienne completou 10 anos, evento original e único, construído como um fórum internacional que acolheu numerosos criadores brasileiros. E, pela primeira vez, para comemorar o Ano da França no Brasil, obras da bienal serão expostas fora da França. Em 2005, a convite do governo francês, o Brasil teve a oportunidade de apresentar aos franceses a diversidade e a riqueza cultural brasileira. Naquele ano de comemorações, em retribuição ao gesto do governo francês, o Brasil fez um convite à França para que fosse realizada em território nacional, uma série de eventos semelhantes, concedendo aos cidadãos brasileiros as mesmas oportunidades para conhecer um pouco da cultura francesa.

A curadoria é da francesa Josyane Franc, responsável pelas relações internacionais da Cité du Design e da Escola Superior de Arte e Design de SaintÉtienne e do italiano Nicola Goretti, arquiteto e curador brasileiro da exposição. Os dois são os responsáveis pelas escolhas das obras inéditas no Brasil produzidas em sua maioria por jovens designers franceses. A mostra será dividida em três módulos independentes, que formam um conjunto sinérgico. A entrada é gratuita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: