Publicado por: Carlos Scomazzon | terça-feira, novembro 3, 2009

VI Festival Contemporâneo abre dia 12 no RS

1-camilo_da_rosa

O Festival Contemporâneo chega à sua sexta edição e, em um novo formato, invade o estado do Rio Grande do Sul, espalhando sua programação em diversos pontos de Porto Alegre e Pelotas, oferecendo ao público do sul do país um encontro com grandes nomes da música de nosso tempo nas principais salas de concertos. A programação da sexta edição, de 12 a 25 de novembro, apresenta obras de destaque da produção recente como as Cartas Celestes I do compositor brasileiro Almeida Prado, HE do italiano Castiglioni, ou ainda 2 para dois pianos preparados do compositor frances Jean-Luc Hervé.

Paralelamente são apresentadas obras de jovens artistas brasileiros e internacionais. O grupo seleto de intérpretes reúne nomes como o duo alemão Schulkowsky/Friedrich, o violonista gaúcho Thiago Colombo e a pianista paulista Lúcia Cervini. O Festival Contemporâneo é hoje um dos mais importantes veículos para a divulgação da música contemporânea no estado e no país. Ao longo de suas cinco edições já realizadas, foram apresentadas cerca de 60 estréias e mais de 50 primeiras audições no RS, incluindo obras de compositores diversos estados brasileiros, além de compositores de cerca de 15 países.

A partir desta edição o evento assina uma parceria com o Núcleo de Música Contemporânea da UFPel e realiza seis concertos de sua programação em Pelotas. Já em Porto Alegre, homenageando o ano da Astronomia, o Festival Contemporâneo realiza um concerto no Planetário da UFRGS, reunindo música eletroacústica e projeções do céu da Cidade. Todos os eventos têm entrada franca. Informações completas sobre o festival podem ser obtidas no site.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: