Publicado por: Carlos Scomazzon | sábado, novembro 7, 2009

Seminário debate a gestão de projetos socioculturais

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre a atuação de projetos socioculturais e proporcionar a troca de experiências sobre as atividades desenvolvidas no Terceiro Setor, a Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG) – organização social de cultura cuja missão é a inclusão social por meio do ensino coletivo de música, realiza de 19 a 21 de novembro a terceira edição do seu seminário, este ano com o tema Gestão de Qualidade em Projetos Socioculturais.

O evento, com inscrições abertas até o dia 10 de novembro, é destinado a músicos, educadores musicais e profissionais que atuam ou têm interesse de atuar nessa área. Serão palestrantes do evento importantes nomes da área social e cultural, com reconhecimento no cenário nacional e internacional, que apresentarão ao público presente suas experiências e casos de sucesso. Cerca de dez profissionais participam da programação do evento, que contará com três palestras e diversas atividades paralelas, todas relacionadas à Gestão de Projetos Socioculturais, Educação Musical e Desenvolvimento Social.

O destaque do encontro fica por conta da participação do inglês Keith Swanwick, educador emérito do Instituto de Educação da Universidade de Londres, que vem ao Brasil especialmente a convite da AAPG para apresentar seus estudos sobre a Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical. Swanwick abordará na Mesa Redonda o tema Possibilidades para o desenvolvimento musical de crianças e adolescentes em projetos sociais, no dia 19 de novembro, às 15h.

A teoria desenvolvida por Swanwick resultou na T.E.C.L.A (Técnica, Execução, Composição, Literatura e Apreciação), modelo didático que consiste em trabalhar práticas pedagógico-musicais nas atividades de execução, apreciação e composição musical, visando a um desenvolvimento equilibrado dos alunos. De acordo com Swanwick, o universo sociocultural e afetivo do educando é elemento importante em sua educação musical. Para ele, a criança deve ser estimulada com músicas que façam parte do seu dia a dia e dos padrões musicais de sua cultura. Ou seja, é possível ampliar o repertório da criança apresentando-lhe outros universos sonoros.

Itiberê Zwarg, compositor e arranjador que atua ao lado de Hermeto Paschoal há mais de 30 anos, promove duas Oficinas Musicais, nos dias 20 e 21 de novembro, com o objetivo de orientar os educadores musicais presentes ao encontro sobre como se dá o processo de criação e arranjo das músicas “de ouvido”, sem uso da notação tradicional. Zwarg é responsável pelas oficinas de música do Seminário de Música Pró-Arte, que originou a Itiberê Orquestra Família, na qual responde pela regência, composição e arranjos. A Itiberê Orquestra Família já tem dois discos gravados e, em 2005, lançou um livro com a compilação dos repertórios desenvolvidos em suas oficinas.

Paralelamente às palestras acontecem oficinas, bate-papos temáticos e apresentações musicais de profissionais com vasta experiência nesse setor, como Alda Oliveira (Professora Doutora da Universidade Federal da Bahia), Ana Lucia Lopes (Coordenadora Executiva da ONG Fábricas de Cultura), Carla Mauch (Coordenadora Geral – Associação Mais Diferenças/ São Paulo), Chico Santana (Fundador do Centro de Apoio ao Deficiente Visual), Ilza Zenker Joly (Coordenadoria de Eventos Culturais da UFSCar), Mara Helena Berlink Martins (Superintendente Executiva da Capacitação Solidária/ São Paulo), Maria Cecília Cavalieri França (Professora adjunta de educação musical da Universidade Federal de Minas Gerais), Maria de Lourdes Trassi Teixeira (Coordenadora e pesquisadora do Programa de mestrado Profissional da Universidade Bandeirante de São Paulo), Samuel Kerr (Professor aposetando do Instituto de Artes da Universidade do Estado de São Paulo).

Toda a programação do III Seminário da AAPG foi baseada na realidade atual da AAPG e de outras instituições do Terceiro Setor que, como articuladoras de ações sociais, buscam aprimorar e expandir suas atividades por meio de estratégias e parcerias bem estruturadas e assim ter acesso a indicadores de avaliação de impactos gerados e eficiência do trabalho realizado neste setor. Mais informações e inscrições no site.

Anúncios

Responses

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blog Comunic@nte, Iber Pancracio. Iber Pancracio said: Seminár debate gestão proj sociocult http://bit.ly/ljBQO […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: