Publicado por: Carlos Scomazzon | quinta-feira, novembro 12, 2009

Show comemora 40 anos de lançamento do álbum Abbey Road

Para comemorar os 40 anos de lançamento do álbum Abbey Road, dos Beatles, a inspirada banda Rubber Soul, primeiro grupo cearense cover dos Fab Four (fundada em 1991), tocará todo o repertório do disco, inclusive seguindo os arranjos originais, no próximo sábado, 14, às 18h30min. A apresentação da Rubber Soul acontecerá no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro). No show, a banda Rubber Soul – formada por Kildare Rios (baixo e voz), Eduardo Neves (guitarra e voz), Armando Gaspar (bateria e percussão) e Thiago Mendonça (teclados, voz, guitarra, gaita e percussão) – revive a antológica atmosfera musical e toca todo o repertório do álbum Abbey Road, incluindo canções que se tornaram clássicos da música popular universal – a exemplo de Come together, Something, Oh darling, Here comes the sun, You never give me your money e Golden slumbers, entre outras, animando e emocionando a platéia presente ao cineteatro do CCBNB-Fortaleza.

Antes, no mesmo dia (sábado, 14), às 17 horas, no auditório do CCBNB-Fortaleza (3º andar), Nelson Augusto (jornalista, pesquisador musical, produtor e apresentador do programa semanal Frequência Beatles, da rádio Universitária FM 107.9 MHz) e Astrid Miranda Leão (professora universitária e colaboradora do programa) farão, no programa Literatura em Revista, uma retrospectiva das letras das composições na obra musical dos Beatles e suas inclinações poéticas.

Durante o programa de apreciação e difusão literária, serão tratadas desde a temática romântica do início da trajetória dos Fab Four, com construções mais simples de álbuns como Please, Please Me, até à fase das músicas psicodélicas e com o foco direcionado para as mensagens mais sofisticadas do então LP Abbey Road, que completou 40 anos de lançamento em setembro deste ano. Na apresentação, letras de músicas dos Beatles serão analisadas, seguindo a ordem cronológica, com algumas de suas traduções, acompanhadas da audição dos registros originais e alguns clipes, além de ressaltado o aspecto histórico desse vasto e belo cancioneiro, dentro do contexto artístico mundial.

O álbum Abbey Road foi lançado na Inglaterra, pelo selo Parlophone, em 26 de setembro de 1969, e foi direto para o primeiro lugar em apenas uma semana. Nos Estados Unidos, foi lançado em 1º de outubro de 1969, onde também chegou ao topo das paradas. É o 12º álbum dos Beatles e o último gravado pelo grupo. O disco tornou-se o álbum mais vendido dos Beatles, com vendas de aproximadamente dez milhões de cópias durante a primeira década de seu lançamento. Com relação às harmonias das canções, elas nunca foram tão inventivas e assombrosamente precisas quanto em Abbey Road. Abbey Road foi também o primeiro disco dos Beatles a ser lançado apenas em estéreo e recebeu um Grammy em 1969, na categoria Melhor Engenharia de Gravação em Gravações não-Clássicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: