Publicado por: Carlos Scomazzon | sexta-feira, novembro 13, 2009

Ator Mauro Mendonça lança o livro ‘Em busca da perfeição’

livro renato1Em busca da Perfeição é o título do livro que conta a história de Mauro Mendonça, obra que será lançada em Belo Horizonte (MG), nesta sexta-feira, 13 de novembro, às 20h, no Espaço 104 (Praça da Estação 104 – Centro), com presença do ator e do escritor Renato Sérgio. A noite de autógrafos é aberta ao público. O lançamento do livro é uma realização do Instituto João Ayres, entidade sem fins lucrativos que desde 2006 realiza importantes projetos que buscam a difusão e valorização da cultura e dos artistas mineiros. O preço do exemplar é R$ 15,00. O ator Mauro Mendonça, mineiro de Ubá (MG), consagrou-se junto ao grande público interpretando o farmacêutico metódico do filme Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), inspirado no clássico livro de Jorge Amado. A cena em que Flor, vivida por Sônia Braga, divide a cama com ele e Vadinho, o marido falecido interpretado por José Wilker, é uma das mais conhecidas do cinema nacional. Na TV, os papéis mais recentes vividos pelo ator foram o empresário Gonçalo Fontini, na novela A Favorita; e o fazendeiro Antero, da novela Paraíso, ambas da Rede Globo.

A trajetória de meio século de carreira, sempre caracterizada pelo perfeccionismo e obstinação do ator, é relembrada em sua biografia, escrita pelo jornalista Renato Sérgio para a Série Perfil, da Coleção Aplauso, lançada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. O autor refaz o minucioso caminho que o ator percorre para dar vida a um personagem. Leituras, pesquisa de campo, reflexão, ensaios exaustivos: cada detalhe é levado em conta. Nascido em Ubá (MG), em 1931, Mauro Mendonça foi um menino tímido, caçula de sete irmãos, que muito cedo perderam o pai. Admirava Shirley Temple e, principalmente, os palhaços de circo.

Fotos 1Para vencer a timidez e se destacar na escola, começou a fazer divertidas imitações. Sonhava com o dia em que embarcaria no trem rumo à cidade grande. Também quis estudar Direito, mas o destino se cumpriu e ele se tornou ator profissional ao ser contratado pelo Teatro Brasileiro de Comédia, em 1955. Sua voz de barítono fez com que tentasse o sucesso também no rádio, chegando a fazer testes em concursos até que ganhou papel de destaque no musical Evita, quando fez o papel de ninguém menos que Perón. No começo de carreira, chegou a trabalhar como propagandista de produtos farmacêuticos, na época era recém-casado com a atriz Rosamaria Murtinho, sua companheira de toda vida, com quem tem três filhos. Em pouco tempo, porém, a vida deu uma guinada: inúmeros papéis se seguiram, tanto no teatro quanto em novelas da TV, em interpretações sempre notáveis e elogiadas, como a mais recente, na pele de Gonçalo Fontini, na novela A Favorita, da Rede Globo. A descoberta da psicanálise e da vida espiritual são outros aspectos revelados por Mauro Mendonça.

A Coleção Aplauso, lançada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, tem como proposta lançar livros com informações que se tornaram memória viva da TV brasileira. O objetivo é resgatar, valorizar e consolidar a rica trajetória da produção brasileira nas artes cênicas. Coordenada pelo crítico de cinema, Rubens Ewald Filho, a Coleção Aplauso resgata os principais protagonistas da cultura brasileira. Ela está dividida nas séries Perfil, Teatro Brasil, Cinema Brasil, Dança e TV. A coleção traz livros no formato pocket a preços populares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: