Publicado por: Carlos Scomazzon | sexta-feira, novembro 13, 2009

Começa a Mostra de Filmes Brasileiros ‘Olhos Negros’

A Mostra de Filmes Brasileiros Olhos Negros, promovida pelo Instituto Cultural Cinema Brasil (ICCB), no espaço do Microcine Cinemabrasil de Bonsucesso, começa nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, e vai até o dia 12 de dezembro, trazendo para a região da Leopoldina, desprovida de espaços de exibição de cinema, vários filmes que abordam a temática da cultura negra com um olhar atento para três eixos: as raízes africanas na cultura brasileira, o negro no cinema brasileiro, e a luta ainda não ganha pela igualdade racial no Brasil. E o faz no mês da consciência negra, quando se comemora Zumbi dos Palmares, João Cândido – líder da Revolta da Chibata, e todos os negros que contribuíram para a construção de nossa sociedade.

A capoeira, o samba, as danças afro, as cantorias estarão presentes esquentando os corpos, mas debates também esquentarão as mentes. No dia da abertura oficial, 13 de novembro, haverá apresentações de grupos Maculele e do Ponto de Cultura Jongo da Serrinha, homenagens prestadas a convidados muito especiais, e várias atividades, com turmas de alunos da rede pública estadual e municipal de ensino. Uma atração será o Cortejo Cultural que se dará próximo à Avenida Teixeira de Castro, número 157, onde estará ocorrendo a Mostra de Filmes Brasileiros Olhos Negros. A programação da parte da manhã se repetirá na parte da tarde, sendo que às 14 horas iniciará propriamente a solenidade de abertura da mostra.

Haverá ainda a mesa O Negro no Cinema Brasileiro com debates após o filme no dia da abertura. A programação se estende por mais um mês, sendo que os filmes exibidos na primeira segunda-feira da Mostra, serão reprisados duas semanas depois, e assim por diante, dando chance a quem não conseguir entrar, voltar outro dia. São destaques os curtas de Jefferson De e os longas de Joel Zito Araujo. O excelente filme pouco visto Quanto Vale ou é Por quilo? de Sérgio Bianchi, será o primeiro longa da Mostra às 18h30min do dia 13 de novembro. No dia 21, será exibido Assalto ao Trem Pagador (com Eliezer Gomes, Ruth de Souza e outros). Quem quiser ir no dia da abertura oficial, precisa confirmar a presença pelo telefone (21) 2290-4593. O convite pode ser impresso a partir do site.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: