Publicado por: Carlos Scomazzon | domingo, novembro 15, 2009

Inaugurado portal ‘A França no Brasil’

botocudos-219x163Portal digital A França no Brasil reúne obras que recontam a história das relações franco-brasileiras. São vários textos impressos, desenhos e estampas, mapas e fotografias, que juntos somam mais de 500 documentos que remontam a relação entre os dois países. Obras das bibliotecas nacionais do Brasil e da França foram digitalizadas e desde a sexta-feira, 13 de novembro, estão disponíveis para consulta através do portal A França no Brasil.

O espaço digital foi apresentado ao público no auditório do Espaço Cultural Eliseu Visconti da Fundação Biblioteca Nacional (vinculada ao Ministério da Cultura), no Rio de Janeiro.  A seleção do conteúdo e o planejamento do portal, que teve início em 2008 e contou com a colaboração das equipes das duas Bibliotecas, se inserem nas comemorações do Ano da França no Brasil. O material, compilado em formato bilíngue português-francês, esclarecerá os aspectos essenciais dessa história.

De acordo com Muniz Sodré, o portal digital “consolida uma tradição multissecular de encontros e trocas de objetos e imagens culturais entre duas civilizações, que sempre se mostraram mutuamente sedutoras no sentido amplo do termo”. Desde a época do descobrimento do Brasil, em 1500, a história das relações franco-brasileiras se consolidou a partir de narrativas impressas, que tiveram forte impacto sob o imaginário europeu e serviram de base para as discussões sobre o novo continente. Essas narrativas e documentos – mapas, manuscritos, livros, imagens – foram organizados em capítulos temáticos: França Antártica, França Equinocial, Missão Francesa e Modernismo; que permitirão ao público descobrir os tesouros partilhados pelos dois países.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: