Publicado por: Carlos Scomazzon | quinta-feira, novembro 19, 2009

MI promove exposição de venda de arte indígena

O Museu do Índio (RJ), da Fundação Nacional do Índio – Funai, promove a exposição Ritual da Imagem – Arte Asurini do Xingu, no Museu de Artes e Ofícios – MAO/ Instituto Cultural Flávio Gutierrez , em Belo Horizonte, até o dia 29 de novembro. Durante o período da mostra, haverá venda de objetos. A renda obtida reverterá para a Associação Asurini Awaeté.

Entre os Asurini, a transmissão do saber cultural é realizada, dentre outras maneiras, a partir da confecção e decoração da cultura material. O evento, por meio da comercialização, pretende valorizar os modos de fazer tradicionais da cerâmica e do grafismo Asurini, promovendo a transmissão dos saberes entre as gerações. O objetivo é mostrar a arte indígena não apenas como uma mercadoria, mas como um bem cultural, que traz o modo de viver de um povo – um patrimônio a ser preservado.

Hoje, o grupo Asurini soma, aproximadamente, 150 pessoas, falantes da língua Asurini, da família linguística tupi-guarani, e a sua aldeia se localiza a poucas horas da cidade de Altamira, no Estado do Pará. Na sua economia atual, comercializam a produção de objetos da cultura material, dentre eles, as peças da arte cerâmica que os distinguem fortemente dos outros povos indígenas brasileiros por sua elaborada decoração com desenhos geométricos e acabamento em verniz vegetal. O evento faz parte do Projeto de Valorização de Culturas do Museu do Índio, uma das ações do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas Brasileiras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: