Publicado por: Carlos Scomazzon | sexta-feira, novembro 20, 2009

Portal de Periódicos completa nove anos e lança novo sistema

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) completou nove anos de existência nesta semana. Responsável por fornecer aos pesquisadores brasileiros acesso às publicações científicas mais recentes, o portal comemora a data com uma nova versão, já disponível para todas as instituições de ensino superior federais. A cerimônia de lançamento aconteceu no dia 11, no edifício-sede da Capes. Durante a solenidade, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, comparou a história da Capes com a produção científica e o Portal de Periódicos como uma importante quebra de paradigma. “Na ciência temos um grande mural, as pessoas vão contribuindo, mas algumas fazem breakthrough. Foi o que Anísio Teixeira realizou com a fundação da Capes, ou o que esta coordenação conseguiu com a criação do portal brasileiro da informação científica”, afirmou.

Guimarães também destacou a parceria da Capes com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para a confecção da ferramenta e do novo layout de acesso personalizado que o portal possibilita. “Saltamos para mais de 21 mil títulos e 150 mil livros. Temos coisas extraordinárias, como a enciclopédia britânica que permite ao usuário entrar em museus de todo mundo”, afirmou. Para o presidente, o novo portal não é uma conquista e um desafio somente da Capes. “Não estamos sós nesta empreitada. Estamos com reitores, pesquisadores e toda a comunidade acadêmica e científica”, concluiu.

O diretor de Programas e Bolsas no país, Emídio Cantídio, apresentou algumas das novas ferramentas do portal. Para ele, a reformulação do portal era uma necessidade advinda do enorme crescimento das bases de dados que o portal dá acesso. “Ao crescer tanto o número de revistas e bases, o simples uso como era feito não estava mais conveniente. Foi determinado que buscássemos a modernidade para o portal e agora temos isso em forma de uma nova ferramenta de busca”, afirmou Cantídio, em referência à novidade de se realizar buscas integradas no acervo assinado pela Capes, por meio de uma pesquisa por autor, assunto ou palavra-chave.

A nova versão do Portal de Periódicos já estava disponível para 12 instituições em caráter experimental desde o último mês. A partir do próximo ano, o novo portal estará disponível para outras universidades e institutos que já possuem acesso ao portal. Entre elas, instituições privadas com pós-graduação consolidada e institutos de ciência e tecnologia. Criado em 2000, o Portal de Periódicos da Capes oferece a professores, pesquisadores, funcionários e alunos de 308 instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil o acesso à informação científica atualizada. Estão disponíveis no Portal mais de 21,5 mil títulos com artigos em texto completo, cerca de 150 mil livros, 126 bases referenciais, seis bases de patentes, estatísticas, enciclopédias e normas técnicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: