Publicado por: Carlos Scomazzon | segunda-feira, novembro 30, 2009

Galeria abriga ‘Cabana Arte Extemporânea’

A Galeria Mário Schenberg abrigará a obra coletiva e interativa Cabana Arte Extemporânea, do Atelier do Centro. Coordenada por Rubens Espírito Santo, ela reúne 24 artistas que se revezam nas mais diversas atividades e segmentos artísticos e culturais: música, teatro, dança, performance, projeção de filmes, shows de música eletrônica, exposições de pintura e instalações, atividades plásticas e seminários de teoria da arte e filosofia, onde o aspecto pedagógico e de formação em arte contemporânea será o tema.

A ocupação pode ser considerada como um atelier-residência com as mais variadas ferramentas (físicas e teóricas), biblioteca e bibliografias para o publico, exibição de filmes e com inúmeras possibilidades para se pensar e produzir arte. A obra propõe um avanço teórico e prático de junção de arte, pedagogia, artistas das mais diferentes áreas de atuação, residência no local, seminários, oficinas, trabalho em sitio, ação política, ação no entorno, ocupação de tudo o que estiver no redor da Funarte, discussões de teoria da pintura, do teatro, do desenho, e de todas as suas áreas de alcance. O público pode ser participante ou mero espectador, validando uma ideia nova de arte, em local público e convidado pelo diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte, Ricardo Resende. A proposta do Atelier do Centro é, sobretudo, criar um novo discurso, tanto para o próprio artista, como para o público. “Um novo repertório tecnológico de percepção do mundo”, explica Rubens do Espírito Santo.

A Cabana Arte Extemporânea é a continuação de um pensamento estético que começou há muito tempo, com pintura e filosofia, e foi ganhando novos elementos a cada ano. Rubens Espírito Santo já fez e expôs mais de 20 cabanas em importantes espaços de exposição de São Paulo e do Brasil. Suas últimas cabanas ganharam um teor cada vez mais pronunciado de junção de pedagogia e artes plásticas, ou seja, de uma “escultura social” (conceito desenvolvido pelo artista alemão Joseph Beuys), sendo seus membros de todas as áreas e não somente de arte. Nesta atual cabana, realizada na Funarte, há ainda o elemento moradia, ou seja, residência e laboratório, vivência no espaço: morar em um espaço de arte e nele produzir, convivendo com o público.

O Atelier do Centro surgiu no final de 2003, num pequeno galpão no centro da cidade de São Paulo, que Rubens Espírito Santo descobriu, andando pela cidade. Por isto ficou com o nome de Atelier do Centro. Começou como um grupo de jovens artistas em formação, seus alunos, cada um com seu trabalho individual e acabou se tornando atelier coletivo de produção plástica, ideias e de formação de jovens artistas. Atualmente, caracteriza-se por uma produção bem mais coesa do pensamento plástico e filosófico de Rubens; com uma produção mais afinada e mais consistente no sentido de formar um conjunto plástico e poético mais uniforme. As aulas dos diversos cursos de arte são ministradas individualmente. O atelier não se propõe a ensinar arte, mas trabalha para formar artistas ou ajudar no seu desenvolvimento para ser um artista total. Mantém um acervo permanente das obras de Rubens Espírito Santo, assim como arquivo com seus escritos.

Anúncios

Responses

  1. LICURGO NETO ARTISTA PLÁSTICO

    Conheçam o site do grande artista plástico Licurgo Neto, baiano de Esplanada.
    Licurgo foi o criador do espaço Varanda das Artes em Paquetá, onde se realiza um projeto para um centro cultural de artes plásticas.
    Licurgo utilizou diversos estilos de pintura para mostrar o seu talento, e através de exposições em diversos países, tornou-se conhecido internacionalmente.
    Seu estilo retratava a simplicidade de seu povo, suas origens, sua terra, os problemas sociais.

    Visite o site sobre a vida e a obra do artista plástico Licurgo Neto, com fotos, vídeos, depoimentos, e muito mais.
    Temos também dicas culturais atualizadas: programação de cinema, teatro, shows, restaurantes, etc.
    Guia de museus e galerias de arte do Brasil.
    Biografia dos grandes mestres da pintura, através de enciclopédia virtual.

    Acessem: http://www.licurgonetoartistaplastico.com.br
    http://www.licurgonetoplasticartist.com

    Siga-nos no Twitter:
    https://twitter.com/licurgoneto

    ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=12342826574339554112


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: