Publicado por: Carlos Scomazzon | segunda-feira, novembro 30, 2009

Lançado edital para documentários etnográficos

A segunda edição do Edital de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos – Etnodoc 2009 foi lançada no dia 26 de novembro, na ocasião da 14a. Mostra Internacional do Filme Etnográfico, na Arte Sesc Flamengo, Rio de Janeiro. O edital tem por objetivo a documentação e difusão do patrimônio cultural imaterial do país por meio de apoio à produção de documentários inéditos para exibição em TVs públicas.

O concurso está aberto a pessoas físicas, maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, ou residentes no Brasil há mais de dois anos. As inscrições, gratuitas, poderão ser realizadas de 26 de novembro a 30 de dezembro pelo site. O processo seletivo será realizado em duas fases. Na primeira haverá a análise da proposta e do proponente, por meio da conferência dos dados fornecidos na inscrição em relação às exigências expressas no edital. Na segunda etapa serão avaliados, selecionados e classificados projetos até que se atinja o total de recursos previstos no edital. O número de projetos a serem financiados dependerá do valor solicitado em cada proposta, considerando-se sua ordem de classificação e o total de recursos destinados ao edital. O resultado da seleção será divulgado até 30 dias após o encerramento das inscrições de projetos, no site do Etnodoc.

Após a seleção, os escolhidos terão sete meses, contados a partir da data da assinatura do termo de compromisso, para produzirem seus projetos. Os documentários selecionados serão, posteriormente, exibidos nos canais da rede pública de televisão. A ação é uma iniciativa da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria do Audiovisua (SAv/MinC) e Secretaria de Políticas Culturais (SPC/MinC), do Ministério da Cultura, e Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e conta com o patrocínio da Petrobras no valor de R$ 1 milhão e 200 mil.

O patrimônio imaterial é compreendido, conforme definição da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, aprovada pela Unesco em 2003, como “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: