Publicado por: Carlos Scomazzon | sábado, dezembro 5, 2009

Caravana da Leitura passará pela Baixada Santista

A Caravana da Leitura estará nas cidades paulistas de Guarujá, dia 7, Santos, dias 8 e 9 e São Vicente, dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2009, das 9h30 às 17h. Iniciada em 2004, a ação faz parte do grupo Projetos de Leitura e é realizada em parceria com as secretarias de Educação e Cultura dos municípios, com o apoio do Ministério da Cultura. Na Caravana, são vendidos livros de Laé de Souza, também autor do projeto, pelo preço simbólico de R$ 1,99, em praças públicas. Dentre as publicações, que ficam expostas na tenda da Caravana, estão: Nos Bastidores do Cotidiano, Acredite se Quiser!, Coisas de Homem & Coisas de Mulher, Acontece… e Espiando o Mundo pela Fechadura, crônicas curtas que retratam o cotidiano das pessoas comuns e as complexidades das relações humanas, em linguagem coloquial e abordagem bem-humorada. Há também os infantis Quinho e o seu cãozinho – Um cãozinho especial, Radar, o cãozinho e Quinho, publicados pela Editora Ecoarte.

Durante o evento, o autor também fará sessão de autógrafos. Além disso, será distribuído material informativo sobre seus outros projetos de fomento à leitura, desenvolvidos pelo Projetos de Leitura há mais de dez anos, com o apoio das leis de incentivo. A caravana que retorna à Baixada Santista, já percorreu diversas cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, sempre com grande sucesso. Segundo o escritor, isso mostra que é uma grande inverdade o estigma de que o brasileiro não gosta de ler. “Faltam ações contínuas de estímulo à leitura e facilitação de acesso ao livro. Essa experiência aponta que é possível formar leitores. Leitores que leiam por prazer”, diz. Interessados poderão conhecer outros projetos de incentivo à leitura, de Laé de Souza, e o roteiro da Caravana da Leitura no site.

O escritor é autor de diversos projetos de fomento à leitura, focados nas escolas da rede pública, parques, praças, hospitais, transportes coletivos, hipermercados e outros locais de grande acesso, com o intuito de formar leitores de todas as etnias, faixas etárias, credos e classes sociais. “A parceria com as prefeituras dá a oportunidade ao público de adquirir livros a preços acessíveis e estimular o hábito da leitura por prazer. Ações como estas são caminhos para a formação de leitores”, acredita Laé de Souza. Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas.

O Grupo Projetos de Leitura iniciou seu trabalho em 1998 e tem seus projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, além de contar com o apoio de patrocinadores, parceiros e envolvimento dos professores. Com Sede em São Paulo, o grupo atua em todo território nacional desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: o hábito da leitura. Informações pelo telefone (11) 2743-9491 ou (11) 2743-8400, por e-mail ou no site.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: