Publicado por: Carlos Scomazzon | segunda-feira, dezembro 7, 2009

Desvirtualizando: Instalações Multimídias

A Divisão de Educação do Museu de Arte Contemporânea da USP oferece uma série de programas voltados aos diversos públicos interessados em arte e educação. Coordenado pelo educador Sylvio Coutinho, o ateliê Poéticas Visuais em Interação reúne estudantes, jovens artistas e profissionais com experiência no campo das artes interessados em elaborar e desenvolver suas poéticas pessoais a partir do estudo de artistas do acervo do Museu. O resultado do programa, centrado em atividades diversas de ateliê e numa perspectiva de diálogo entre as linguagens, pode ser visto em uma mostra anual como a que acontece a partir do próximo dia 8 de dezembro, no edifício Anexo do Museu, na Cidade Universitária.

Em 2009, o programa propôs o hibridismo de linguagens e mídias, tendo como ponto de partida a relação entre texto e imagem como o encontro de duas mídias fundamentais. Kurt Schwitters, Mira Schendel, Julio Plaza, Waldemar Cordeiro, Wesley Duke Lee e Carlos Scliar foram alguns dos artistas do acervo selecionados para orientar essa poética. A partir destas referências, o ateliê propôs como atividade a colagem de jornais sobre papel, com a interferência da pintura vedando ou velando as imagens e textos impressos. Tais produções se transformaram em caixas e, mais adiante, em maquetes. As inserções de objetos tridimensionais dentro das caixas geraram fotografias e vídeos que posteriormente foram tratados em computador. O material digitalizado foi impresso e desencadeou novas intervenções de colagens e pinturas sobre objetos, numa rica transição de mídias.

Cada um dos treze artistas do programa realizou então um projeto de Instalação ocupando o espaço de uma grande caixa de madeira pintada de branco (3 x 2,5 x 3 metros), cuja presença na exposição é marcada por linhas tracejadas, assinalando a ausência material desses limites. Na variedade de soluções encontradas pelos participantes – assegurando seu caráter singular, autoral – permanecem, em quase todas as instalações, os vestígios da folha de jornal presente nas primeiras atividades da programação. Participam os seguintes artistas: Alicia Krakowiak, Aurea Valentin, Cinthia Camargo, Cristina Telles Gomes, Dulcineia Pimentel de Oliveira, Eduardo Petri, Ligia Fregnani, Lilian Zarif, MarciaTixier, Marcio Antonon, Neride Blasques Infante, Toshie Ichiba e Ude Mendes Fairbanks. A exposição abre no dia 8 de dezembro, com encerramento no dia 31 de março de 2010, de terça a sexta das 10 às 18 horas, sábados e domingos das 10 às 16 horas, no MAC USP Cidade Universitária (Anexo) – Rua da Reitoria, 109A.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: