Publicado por: Carlos Scomazzon | sábado, dezembro 12, 2009

Fórum Nacional do Patrimônio Cultural debate estratégias de gestão

O I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural, um encontro com 500 participantes, entre gestores, pesquisadores, profissionais, representantes de instituições das áreas de planejamento público e patrimônio cultural, terá início no próximo dia 13, em Ouro Preto – MG. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, em parceria com o Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Cultura e a Associação Brasileira de Cidades Históricas – ABCH, o ponto principal do encontro é a construção conjunta do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural – SNPC.

O Fórum tem abrangência nacional e é voltado para discussão, reflexão e construção conjunta da Política Nacional de Patrimônio Cultural – PNPC, buscando definir os desafios, as diretrizes e as estratégias de atuação dos gestores. Os próximos encontros acontecerão a cada dois anos, sempre nas cidades onde o prefeito for também o presidente da ABCH.

Os esforços do Iphan para a construção do SNPC vêm sendo implementados desde 2007, especialmente na área de gestão de patrimônio cultural. São várias ações como a reorganização da ABCH, a pactuação com o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e a criação do Grupo de Trabalho do Patrimônio – GT Patrimônio, reunindo Iphan e órgãos estaduais do patrimônio. Vale citar ainda a realização da I Oficina de Patrimônio e a participação do Iphan na organização da II Conferência Nacional de Cultura – CNC, além da Planos de Ação para as Cidades Históricas.

Os participantes do I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural vão elaborar a Carta de Ouro Preto, um documento base, elaborado por tema e área de atuação, para a criação de diretrizes para a Política Nacional do Patrimônio Cultural e a estruturação do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural. Também serão publicados artigos sobre os temas apresentados pelos conferencias e os Anais do I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural, com o resumo dos trabalhos apresentados no evento. Mais informações pelos telefones (61) 3414-6187  ou 3326-6864 e pelos sites do IphanEducação Patrimonial.

Anúncios

Responses

  1. Comentario…

    [..]Articulo Indexado Correctamente[..]…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: