Publicado por: Carlos Scomazzon | domingo, dezembro 20, 2009

Fundarpe inscreve em edital de Pontos de Cultura até dia 24

O prazo para se inscrever na segunda fase do edital do Concurso de Seleção para Implementação de Pontos de Cultura no Estado de Pernambuco e concorrer a uma das 40 vagas oferecidas para entidades culturais termina na próxima quinta-feira, dia 24 de dezembro. Os interessados em participar da iniciativa – organizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) – devem se dirigir à sede da Fundação, na Rua da Aurora, nº 463/469 – Boa Vista, no horário das 8h às 17h.

A iniciativa faz parte da política de interiorização das ações de cultura em todas as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, desenvolvida pela Fundação desde 2007. A Fundarpe já conveniou 80 Pontos de Cultura este ano e, neste segundo momento, serão destinados R$ 7,2 milhões para o fomento e desenvolvimento de atividades na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata; Agreste e Sertão. Cada entidade contemplada receberá um repasse de R$ 180 mil, em três parcelas anuais, para manutenção e registro dos trabalhos que vêm sendo realizados na localidade. Na primeira etapa, concluída este ano, a Fundarpe conveniou 80 Pontos.

Poderão concorrer ao edital, pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, como associações, sindicatos, cooperativas, fundações, escolas comunitárias, associações de pais e mestres, ou organizações tituladas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Organizações Sociais (OS), sediados e com atuação comprovada na área cultural há pelo menos dois anos em Pernambuco. Para efetuar a inscrição, o proponente deverá enviar os documentos mencionados no item 5.4 do edital, e os Anexos devidamente preenchidos e assinados, em envelope lacrado, através dos Correios, por Sedex ou carta registrada, para o Protocolo da Fundarpe. O edital pode ser acessado no site da Fundarpe.

Os Pontos de Cultura, juntamente com outras 13 ações, compõem o Programa Mais Cultura, que integra a Agenda Social do Governo Federal. A ação é direcionada, preferencialmente, à população de baixa renda, especialmente jovens das classes C, D e E, que residem nos Territórios da Cidadania e nas áreas atendidas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Suas iniciativas envolvem a comunidade em atividades ligadas à arte, educação, cidadania e economia solidária. Atualmente, existem 120 Pontos de Cultura e 14 Pontinhos de Cultura em Pernambuco. Em todo o País, existem mais de 1,5 mil Pontos de Cultura. A meta é chegar a mais de dois mil até o fim de 2009.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: