Publicado por: Carlos Scomazzon | terça-feira, dezembro 22, 2009

Exposição Paisagens de dentro: as últimas pinturas de Iberê Camargo

Desde o dia 10 de dezembro, a Fundação Iberê Camargo mantém a exposição Paisagens de Dentro, mostra que traz 25 quadros pertencentes ao acervo da Fundação Iberê Camargo e é, também, um mergulho na entrega de Iberê à sua essência como artista e à expressão máxima de sua realidade interior transposta para as telas.

A curadoria de Icleia Cattani busca nos últimos quadros produzidos pelo artista, na década de 90, o período de retorno de Iberê não apenas à reinterpretação das figuras humanas, mas principalmente às paisagens, que desta vez reaparecem como externalização dos signos, imagens e experiências pessoais, como se fossem paisagens interiores. “Nas telas de Iberê dos anos 90, as paisagens parecem ser geradas de dentro do próprio pintor, de dentro dos corpos humanos presentes nas telas, como se fossem criadas à sua medida. Essa característica é notável até sua última tela, Solidão”, avalia a curadora, crítica de arte professora titular do Instituto de Artes da UFRGS.

Solidão, derradeiro quadro produzido em 1994, ano da morte do artista, surge na exposição acompanhado de outras obras emblemáticas da trajetória final de Iberê, como as séries Tudo te é fácil e inútil e as Idiotas. Elas reproduzem algumas das principais características mantidas pelo artista para compor essas “paisagens”, como os tons monocromáticos, e as figuras planas e desmaterializadas. A exposição ocorre no quarto andar expositivo da Fundação. (Fonte: Fundação Iberê Camargo)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: