Publicado por: Carlos Scomazzon | sábado, janeiro 16, 2010

Encontros de Pontos de Cultura movimentam área cultural

As próximas semanas serão de intensa atividade para o movimento de Pontos de Cultura. No estado de São Paulo, serão realizados a I Teia e o II Fórum Paulista de Pontos de Cultura, entre 26 de fevereiro e 2 de março. Já a Teia Brasil 2010 e o III Fórum Nacional de Pontos de Cultura serão realizados em Fortaleza (CE), entre 25 e 31 de março. A Teia Paulista: Ta na Rede é Ponto, com entrada inteiramente gratuita, busca ser um grande encontro de Pontos de Cultura, além de uma oportunidade para as diversas manifestações da cultura paulista compartilharem impressões, conhecimentos e técnicas entre si, e com a comunidade da cidade e região. Será um espaço também para trocar experiências sobre os mais diferentes temas como juventude, meio ambiente e novas tecnologias, entre outros.

O II Fórum Paulista dos Pontos de Cultura tem como objetivos: discutir e posicionar-se sobre a conjuntura do Programa Cultura Viva hoje; apresentar o relatório final das atividades da Comissão Paulista de Pontos de Cultura (CPPC)e da Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPC); sugerir planos de mobilização para fortalecimento das ações em favor da cultura no país, do Programa Cultura Viva e do Movimento de Pontos de Cultura, dentro de uma Política Pública de Estado; apresentar propostas de organização estadual dos Pontos de Cultura, empregabilidade e sustentabilidade.

A Teia Paulista será realizada nos últimos dias de fevereiro, em Guarulhos, e deverá reunir os quase 500 Pontos de Cultura do estado de São Paulo. Realizada em uma ação conjunta da CPPC, do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Guarulhos, a Teia já está com inscrições para sua mostra artística encerradas. Logo em seguida, será realizado o II Fórum Paulista dos Pontos de Cultura. As inscrições para delegados – representantes dos Pontos que terão direito a voz e voto no fórum que elegerá a nova CPPC – iniciaram-se nesta segunda-feira, 11 de janeiro. Para fazer a inscrição, o Ponto receberá um código de segurança por e-mail, ainda hoje, e deverá preencher um formulário. A mostra artística será composta por apresentações dos Pontos de Cultura que desejam compartilhar voluntariamente suas expressões artísticas e saberes (música, teatro, artes-plásticas, cortejos de cultura popular e outros).

A Teia Brasil 2010: Tambores Digitais será realizada entre os dias 25 e 31 de março, em Fortaleza (CE). Dentre os objetivos do grande encontro nacional está o fomento das redes de relacionamento e articulação institucional entre Pontos de Cultura, sociedade e governos, propondo um intercâmbio de saberes e experiências. Também entre os objetivos está o fortalecimento do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura em prol de marcos legais e da construção e desenvolvimento de políticas públicas de cultura com foco na sustentabilidade dos projetos. Os representantes indicados pelo Ponto de Cultura para participarem III Fórum Nacional de Pontos de Cultura devem se inscrever até o dia 25 de janeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: