Publicado por: Carlos Scomazzon | domingo, janeiro 24, 2010

Roda Viva entrevista artista Titouan Lamazou nesta segunda

O entrevistado do programa Roda Viva desta segunda-feira, dia 24 de janeiro, na TV Cultura, é o artista Titouan Lamazou. A edição do programa será gravada, não havendo possibilidade de perguntas dos telespectadores. O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22 horas. Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.

De família francesa, nascido no Marrocos, Titouan Lamazou se decidiu pela arte ainda criança. Depois virou navegador, foi campeão mundial de regata oceânica e, em seguida, juntou as duas coisas, numa combinação original entre arte e navegação. Velejando durante sete anos pelos cinco continentes do mundo, transformou seus diários de viagem em desenhos, pinturas, fotos, vídeos e relatos sobre as histórias de mulheres de origens e vidas muito diferentes. Mas que tem em comum o fato de serem vítimas de algum tipo de opressão ou de sofrimento.

O trabalho, resultou numa das exposições mais visitadas do Museu da Humanidade, em Paris, em 2007 e 2008. E também veio para São Paulo, na Oca do Ibirapuera, em maio de 2009, como parte da programação do Ano da França no Brasil. A exposição Mulheres do Planeta reuniu um conjunto de cerca de 3 mil obras e 50 filmes do artista, retratando a condição feminina no mundo contemporâneo. Uma biografia visual de cerca de duzentas mulheres de todos os tipos e raças. Entre elas 19 brasileiras, que também compõem o mapa-mundi de Titouan Lamazou, feito a partir do olhar feminino.

Participam como convidados entrevistadores: Heloisa Buarque de Almeida, professora doutora de antropologia da Universidade de São Paulo; Ulisses Capozzoli, editor-chefe da Revista Scientific American; Lúcia Barros, editora-chefe da Revista Claudia, com mestrado em Comunicação, cultura e sociedade, pela Universidade de Londres, e em jornalismo internacional pela City University, também de Londres e especialização em jornalismo feminino; e Fernanda Colavitti, editora assistente da Revista Época. Estarão atualizando os twitters no estúdio: Roberta Avila, jornalista e artista plástica (http://twitter.com/robertaavila); Ricardo Augusto Lombardi, jornalista (http://twitter.com/ricslombardi) e Isis Diniz, jornalista (http://twitter.com/isisrnd). Flickr convidado: Denis Couto, fotógrafo (http://www.flickr.com/photos/docouto/). A apresentação do programa é de Heródoto Barbeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: