Publicado por: Carlos Scomazzon | terça-feira, janeiro 26, 2010

Brasil vai sediar congresso mundial de comunicação em 2011

O Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Sociedades Científicas e Associações Acadêmicas de Comunicação – Socicom – aprovou a formação de uma comissão responsável pela organização estratégica do I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, a se realizar em São Paulo no período de 3 a 6 de agosto de 2011. Integram a comissão os presidentes ou representantes das principais entidades acadêmicas do campo comunicacional no Brasil: Antonio Hohlfeldt (Intercom), Claudia Lago (SBPJor), Eugênio Trivinho (ABCiber), (Itania Gomes (Compós), Margarida Kunsch (Abrapcorp) e Maria Dora Mourão (Socine). A realização desse evento constituiu iniciativa da assembleia de fundação da Socicom (Natal, 2008), devidamente acolhida pelos dirigentes da Confederação Ibero-Americana de Comunicação – Confibercom -, reunidos na Ilha da Madeira, em Portugal (abril, 2009). Trata-se de mega-evento destinado a fortalecer a integração das culturas ibero-americanas e ao mesmo tempo projetá-las no panorama internacional.

A ideia desse congresso trienal foi lançada pelo Protocolo de Guadalajara (2007), assinado por 10 entidades do campo comunicacional ibero-americano sediadas na Argentina, Bolívia, Brasil, Espanha, México e Portugal. Por sua vez, os fundadores da Socicom, reunidos em Natal (setembro de 2008), deliberaram lançar a candidatura do Brasil para sediar o primeiro congresso. Tanto assim que foi organizada uma delegação representativa da comunidade brasileira de ciências da comunicação para participar do congresso de Funchal (abril de 2009), liderada pela Intercom e pela Compós. Nessa ocasião, o Brasil foi aclamado como sede do primeiro congresso mundial de comunicação ibero-americana, bem como do primeiro fórum ibero-americano de pós-graduação em comunicação.

A apresentação da proposta brasileira à comunidade internacional vem sendo liderada pela Diretora de Relações Internacionais da Socicom, Margarida Kunsch, que estará presidindo a comissão instituída pelo Conselho Deliberativo, cuja disposição é a de acolher propostas e sugestões das associações filiadas. O tema sugerido pela diretoria da Socicom para o congresso de 2011 tem o seguinte foco temático – comunicação e diversidade cultural num mundo polarizado entre a hegemonia anglo-americana e a contra-hegemonia islâmico-eslava-sino-latino-bolivariana. A comissão organizadora vai se reunir proximamente na ECA-USP, em São Paulo, anunciando passo a passo suas deliberações. Os interessados em contribuir para a organização do evento podem enviar mensagens para Margarida Kunsch.

Anúncios

Responses

  1. Eu gostaria muito de participar e ajudar no que for preciso e estiver dentro de minhas possibilidades.

  2. Eu quero participar! Eu quero ajudar também no que precisar!

  3. […] This post was mentioned on Twitter by Cult Cultura and Blog Comunic@nte, Diogo Y Silva. Diogo Y Silva said: RT @blogComunicante: Brasil vai sediar congresso mundial de comunicação ibero-americana em 2011: http://wp.me/pezFO-2nN […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: