Publicado por: Carlos Scomazzon | terça-feira, janeiro 26, 2010

Programa Monumenta restaura Cine Teatro em Oeiras (PI)

O dia 24 de janeiro, uma das datas mais importantes do estado do Piauí, será também lembrado pela comunidade da cidade de Oeiras pela inauguração das obras de restauração do Cine Teatro, realizadas por meio do Programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan/Ministério da Cultura – MinC. O imóvel em estilo Art Déco, localizado na Praça da Bandeira, foi construído na década de 1940 pelo então prefeito, Coronel Orlando de Carvalho, e estava fechado desde 2007. O Cine Teatro sofreu várias reformas ao longo dos anos, sendo que a última foi na década de 1990, quando recebeu adequação acústica e novos equipamentos. Também durante essa intervenção, o imóvel, recuperou os elementos das fachadas, que haviam sido retirados, além das esquadrias em venezianas de madeira das fachadas laterais.

Em junho de 2009 começaram os trabalhos de restauração, sob a responsabilidade do Programa Monumenta, com a contrapartida do governo do estado do Piauí, que injetou recursos na ordem de R$ 341 mil. Durante as obras, foram mantidos os pisos do foyer, platéia, circulações, balcões e cabine já que o ladrilho hidráulico, de época, estava em bom estado de conservação, necessitando apenas de algumas recuperações. O piso do palco, em madeira, também foi mantido, recebendo apenas a recuperação de algumas peças danificadas pelo tempo. Já as escadas foram revestidas com carpete vermelho.

As paredes internas também receberam carpete, para melhorar a acústica do teatro, e a parede que limita o foyer da platéia recebeu revestimento em espelho cristal para ampliar, visualmente, o espaço. Além da restauração de esquadrias e móveis e das obras físicas no prédio, os trabalhos do Programa Monumenta incluíram também projetos de cenotécnica, sonorização, iluminação, cinema e ar condicionado, elaborados por firmas especializadas, garantindo o funcionamento do prédio dentro das normas de uso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias