Publicado por: Carlos Scomazzon | sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Quadro é furtado de museu ferroviário de Jundiaí (SP)

O retrato do primeiro presidente da Cia Paulista de Estada de Ferro, Clemente Falcão de Souza Filho, pintado por Lucílio de Albuquerque em 1917, desapareceu do acervo do Museu da Cia Paulista, na cidade de Jundiaí, no interior do estado de São Paulo. O furto foi registrado na polícia pela diretora do Museu, Karim Bizarro, em 28 de janeiro. Ela disse que ao chegar para o trabalho, percebeu a falta da tela. Segundo ela, o retrato foi retirado da moldura que ficou largada sobre uma cadeira do salão nobre.

Com o fim da antiga Rede Ferroviária Federal, grande parte do seu patrimônio, em função do seu valor histórico, está sendo recuperado e transformado em espaços culturais. É o caso do Museu da Cia Paulista que, atualmente, é administrado pela prefeitura de Jundiaí, e está localizado no complexo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan das Oficinas da Cia Paulista, à Av. União dos Ferroviários, 1760, Centro de Jundiaí.

O retrato de Clemente Falcão foi pintado em 1917, em comemoração ao cinquentenário da Cia Paulista de Estradas de Ferro para ficar exposto em um conjunto de pinturas da Galeria dos ex-presidentes da Companhia, na sede central em São Paulo. Medindo 74 cm por 61 cm, a tela em óleo sobre tela apresenta cores que exploram efeitos de claro/escuro. Apesar da tela ser de dimensões retangulares, a pintura cobre uma área central ovalada, e foi elaborada a partir de uma fotografia de Clemente Falcão.

A polícia de São Paulo está investigando o furto. Quem tiver informações sobre a tela poderá entrar em contato com o Instituto de Criminalística pelo telefone (11) 4522-6220, ou na superintendência do Iphan em São Paulo. O telefone é (11) 3826-0744. Saiba mais sobre a Campanha de Bens Procurados do Iphan.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: