Publicado por: Carlos Scomazzon | sábado, fevereiro 13, 2010

Atini produz documentário sobre infanticídio indígena

Com o intuito de promover a educação em Direitos Humanos, a Atini – Voz pela Vida, instituição que trabalha na defesa dos direitos das crianças indígenas, pretende exibir durante o ano de 2010 o documentário Quebrando o Silêncio nas 230 aldeias do Brasil. O filme aborda o infanticídio indígena pela visão dos próprios índios.

Atualmente, as famílias que têm filhos gêmeos, deficientes ou nascidos de relações instáveis são obrigadas a fugir de seu lar para salvar a vida de suas crianças, devido às crenças de algumas etnias. “Nosso objetivo é que em pouco tempo não seja mais necessário abrigarmos famílias indígenas com crianças em situação de risco, pois serão criados mecanismos para que estas famílias possam cuidar de suas crianças lá mesmo”, explica a coordenadora da Atini, Márcia Suzuki, a respeito da campanha de conscientização que será deflagrada com a exibição do documentário.

Em 2009, o filme – produzido pela jornalista e documentarista Sandra Terena, em parceria com a entidade – venceu dois prêmios: o Voluntariado Transformador (na categoria Reduzir a mortalidade infantil), promovido pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba; e o Prêmio Internacional Jovem da Paz (na categoria Comunicação), realizado por diversas instituições, entre elas a Aliança Empreendedora e o Projeto Não-Violência.

Atini significa voz na língua suruwahá. O movimento se inspirou na luta de uma mulher indígena, Muwaji Suruwahá, que levantou sua voz com coragem a favor de sua filha Iganani. A menina tem paralisia cerebral, e por isso estava condenada à morte por envenenamento em sua própria comunidade. Muwaji desafiou a tradição de seu povo e ainda a burocracia do mundo de fora para manter sua filha viva e garantir seu tratamento médico.

Finalizado em 2009, o documentário é resultado de anos de pesquisa em conjunto entre a ONG Atini – Voz pela Vida e a jornalista e documentarista Sandra Terena, que dirigiu o filme. O vídeo tem 34 minutos e está disponível na internet por meio do site.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: