Publicado por: Carlos Scomazzon | terça-feira, março 2, 2010

‘Experiência Hélio Oiticica’ abre inscrições

De 28 de fevereiro a 20 de março, o Itaú Cultural recebe inscrições para a Experiência Hélio Oiticica. Promovida pelo Núcleo de Educação Cultural do instituto, a ação é uma oportunidade para que jovens universitários do curso de artes visuais experimentem uma situação de criação e investigação artística. A Experiência Helio Oiticica será ministrada pelas artistas e orientadoras Georgia Kyriakakis e Mila Chiovatto, que irão selecionar até dez portfólios entre todos os inscritos.

Os estudantes participarão da ação de formação, que acontece de 30 de março a 16 de maio e que resultará em intervenções na obra Rhodislândia, criada pelo artista em 1971, na Universidade de Rhode Island. Rhodislândia estará exposta na mostra Hélio Oiticica – Museu É o Mundo, em cartaz no instituto em breve. A participação dos selecionados inclui a criação de uma obra que será exposta junto com esse trabalho de Oiticica, no contexto da exposição.

Esta é uma oportunidade para universitários que estejam estudando artes visuais em qualquer instituição educacional do país e que estejam cursando a partir do quinto semestre. A oficina terá carga horária de 40 horas e os participantes receberão certificado. Para se inscrever, o aluno (ou grupo) deve enviar à instituição um portfólio (individual ou do coletivo), no tamanho A4, com no mínimo três e no máximo dez imagens de produções anteriores e/ou vídeo no formato DVD; além de currículo, comprovante de matrícula do semestre emitido pela universidade e uma carta de interesse.

Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 27 de março de 2010, no site. Confira o edital de seleção. Informações pelo telefone (11) 2168-1876. A entrega do material pode ser feita pessoalmente ou via correio: Itaú Cultural/Núcleo de Educação Cultural – Avenida Paulista, 149 – 4º andar – São Paulo SP – CEP 01311 000.

Responses

  1. Sou artista plástica autodidata, tenho 49 anos e desde criança estou envolvida com a arte: Música, teatro e artes plástica.
    Meu forte mesmo é com as artes plásticas, mass tudo que pinto nem sei como aprendi ou melhor nunca tive a oportunidade de fazer uma faculdade de belas artes por não ter condições financeira, mas na prática acredito que não necessito muito mas quanto a teoria e a história, isso sim, eu não tenho pouca bagagem. Sou autodidata mesmo!!! Mas tudo tem uma evolução, e eu cresci aprendendo a pintar o que via e como via, e não sei como explicar minhas técnicas. Tenho obras primitivas, tenho obras acadêmicas e modernas cheias de expressionismo e ao mesmo tempo impressionista…bem, eu só sei que pinto e que já ganhei alguns premios e salões. O objetivo desta é saber quais as oportunidades teria uma autodidata de 49 anos visto que só vejo oportunidade para jovens artista. Gostaria muito poder participar de cursos, salões etc. e realizar meu grande sonho: Uma pintura no Hélio Oiticica. Posso estar sonhando demais rsrsrs desculpe, mas sonho que se sonha sozinho é só seu sonho, e sonho que se sonha em conjunto, já é uma realidade. Penso que talvez alguém gostaria de conhecer minhas obra: De encáustica – um trabalho que fiz só de expressoes populares; as mulheres exóticas: são várias tecnicas entre outros. Desculpe por escrever muito rsrsrs e se acaso alguém tiver o fio do meu sonho , por favor! vamos fazer uma Trama. Obrigado por ler este e-mail e a paciencia de entendê-lo.
    Um grande abraço
    Jane Guimarães – Jane Plinck


Deixe um comentário

Categorias

