Publicado por: Carlos Scomazzon | sexta-feira, março 5, 2010

Capixabas lançam projeto Memória Cineclubista

CNC e a sua Diretoria de Memória estão lançando o blog Memória Cineclubista Capixaba, um espaço da memória do movimento cineclubista do Espírito Santo. O blog Memória Cineclubista Capixaba foi criado para disponibilizar os arquivos históricos do movimento cineclubista capixaba a estudantes, pesquisadores, cineclubistas, realizadores do audiovisual e a todos os interessados na história do movimento.

Essa compilação de arquivos históricos do movimento cineclubista do Estado surgiu a partir do projeto Memória Cineclubista do Espírito Santo, vencedor do Edital 011/2009 da Secult/ES e se insere em um projeto mais abrangente de recuperação, digitalização e disponibilização dos arquivos históricos do movimento cineclubista nacional.

Durante a 27ª Jornada Nacional de Cineclubes, produzida pelo CNC em Belo Horizonte em novembro de 2008, foi formado o GT Memória Cineclubista: 81 anos de Cineclubismo no Brasil para discutir a questão da memória do movimento cineclubista brasileiro, além de ter sido criado o cargo de diretor de Memória para propiciar ações no sentido de recuperação de documentos do movimento.

Foi constatado pelo GT, a existência de uma restrita memória documentada e sistematizada do movimento cineclubista e dos cineclubes brasileiros, verificando-se apenas a existência de acervos de documentos esparsos da memória pessoal de cineclubistas que atuaram em diversas fases do movimento. A partir dessas constatações, com vistas à preservação da sua identidade e à promoção do autoconhecimento e senso crítico do movimento, viabilizando a realização da pesquisa, do estudo e da reflexão sobre a sua prática, chegou-se à resolução de se propor uma recomendação a todos os cineclubes filiados ao CNC a necessidade da preservação e registro de suas atividades para a criação de uma memória para o futuro.

Desde a década de 70, o movimento tem sido expressivo no Espírito Santo, com o surgimento de cineclubes novos e a integração destes a vários movimentos sociais e culturais, assim como a entidades audiovisuais locais, nacionais e internacionais, como a ABD Capixaba, a ABD Nacional, o Congresso Brasileiro de Cinema – CBC, Federações Estaduais de Cineclubes, o CNC e a Federação Internacional de Cineclubes – FICC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: