Publicado por: Carlos Scomazzon | quarta-feira, março 24, 2010

Senac/SP apresenta fotos realizadas por deficientes visuais

Foto: Marco Aurélio

O Senac São Paulo apresenta a exposição fotográfica Acessibilidade, fotografias feitas por deficientes visuais que acontecerá entre os dias 7 e 30 de abril no Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro, na capital paulista. O evento exibirá 20 fotos realizadas pelos alunos que fazem parte do projeto gratuito Alfabetização Visual. A ação capacita estudantes do Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac para se tornarem educadores em projetos socioculturais. Lançado em março de 2008, o projeto desenvolveu o tema Acessibilidade durante o ano de 2009 com sete deficientes visuais.

O desafio foi retratar o descaso e os difíceis acessos nas ruas de São Paulo para o público especial. As fotos também serão desenhadas em alto relevo, com legendas e texto em braille para que todos possam “enxergar” o trabalho. Segundo Marco Oton, deficiente visual e aluno do projeto, as aulas começaram como um hobbie que se transformou numa grande oportunidade de desenvolver um trabalho diferente e educativo. “O projeto é muito mais do que um curso. Ele acredita nos deficientes visuais. Penso hoje na fotografia como profissão.” “O evento explora o papel que a fotografia pode desempenhar nas áreas de ação e inclusão social, além de reforçar a metodologia educacional diferenciada do Senac São Paulo”, explica João Kulcsár, docente do Bacharelado em Fotografia do Senac São Paulo e idealizador do projeto.

Kulcsár reforça que o educador, aluno do bacharelado, aprende a utilizar outros sentidos na captura das imagens e o deficiente visual transfere sua percepção de mundo para o papel. O Senac São Paulo compartilha ações do projeto Alfabetização Visual no site. A partir de agosto, um link será criado na página da instituição para dividir a metodologia com outros centros de ensino com o objetivo de ampliar o acesso ao curso e multiplicar da ação. Com o objetivo de proporcionar a vivência do cotidiano dos deficientes visuais, o evento contará com duas visitas guiadas. A primeira será na vernissage do evento, 7 de abril. E a segunda será no dia 14 de abril, após o workshop de fotografia ministrado pelos alunos deficientes visuais com o tema: Acessibilidade e Percepção. Os palestrantes levarão seus convidados para a visitação munidos de acessórios como tapa olhos e bengalas. As atividades serão gratuitas e as vagas limitadas. Mais informações e inscrições pelo telefone (11) 5682-7300.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: