Publicado por: Carlos Scomazzon | sexta-feira, março 26, 2010

Companhia Teatro da Cidade comemora 20 anos

A Companhia Teatro da Cidade, de São José dos Campos (SP), estará realizando a pré-estréia de seu novo espetáculo, dias 31 de março, 1º e 3 de abril próximos, no Auditório do Sesc São José dos Campos, localizado à Avenida Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas. Um Dia Ouvi a Lua, mais uma peça inédita do dramaturgo Luís Alberto de Abreu, prêmio Shell 2003, foi escrita especialmente para o grupo. A primeira foi Maria Peregrina, há 10 anos em cartaz, e que já recebeu mais de 40 prêmios em festivais e mostras no Brasil.

Um Dia Ouvi a Lua comemora os 20 anos de existência da companhia em 2010, além de ser resultado do projeto Universo Caipira – As Histórias que o Vale Conta, aprovado pelo Programa de Ação Cultural (ProAc) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A direção do espetáculo está a cargo de Eduardo Moreira, um dos fundadores do grupo mineiro Galpão que, pela primeira vez, trabalha com um grupo joseense. A criação de cenário, figurinos e adereços são de Leopoldo Pacheco, prêmio Shell de figurino em 2002 e 2003 pelos espetáculos Gota D´Água e A Mulher do Trem, respectivamente, e da artista plástica Ana Maria Bonfim Pitiu, de São José dos Campos.

O músico Beto Quadros, integrante do Trem da Viração e pesquisador de músicas regionais, é o responsável pela direção musical do espetáculo, e Cláudio Mendel assina a co-direção e a iluminação. A montagem de Um Dia Ouvi a Lua se utiliza das linguagens do teatro Narrativo/Lírico e do Nô japonês, mas de forma popular e bem brasileira. O espetáculo foi criado por meio de processo colaborativo entre dramaturgia, direção e criação de atores.

As canções Adeus, Morena, Adeus (Piraci/Luiz Alex), Cabocla Tereza (João Pacífico/Raul Torres) e Rio Pequeno (Tonico/João Merlini), gravadas pela famosa dupla caipira Tonico & Tinoco e que narram histórias de amor sob o olhar masculino, foram a inspiração para a criação do espetáculo. Além disso, as músicas incidentais Folia de Reis (Kardec Gonzaga) e Folia do Limoeiro (Nilton Blau), ambos de São José dos Campos, fazem parte da sonoridade musical do espetáculo.

A nova montagem reúne seis atores da Cia Teatro da Cidade: Adriana Barja, Ana Cristina Freitas, André Ravasco, Andréia Barros, Caren Ruaro e Wallace Puosso. Informações pelo telefone (12) 3904-2000.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: