Publicado por: Carlos Scomazzon | sábado, março 27, 2010

Biblioteca Pública de Santo Amaro tem programação gratuita

A Biblioteca Pública Belmonte – Cultura Popular, de Santo Amaro (SP), tem a seguinte programação gratuita para o mês de abril:

Visagens Visões Comuns, Visões Sublimes – Exposição composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato à partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. Exposição permanente no saguão da Biblioteca – De 2ª. a 6ª. das 8h às 17h e sábados das 9h às 16h.

Oficina de Xilogravura – Oficina que trabalha a expressão plástica em xilogravura, manifestação artística estreitamente ligada à literatura de cordel. Ministrada pelo artista Valter Eduardo, autor de diversos folhetos e capas de livros e também expositor. A oficina oferece aulas teóricas e práticas. Para maiores de 14 anos. Quartas das 14h às 17h. – Dias 07,14 e 28 de abril.

Oficina de Quadrinhos em Xilogravura – Esta oficina leva ao público uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, escrita e leitura. Ministrada pelo artista Ezequiel. Para crianças a partir de 7 anos alfabetizadas. Sábados 9h30 às 12h30. Dias 03, 10, 17 e 24 de abril.

Oficina de Música Vocacional – Iniciação musical e instrumental. Para o público acima de 14 anos. Segundas e quartas das 13h30 às 16h30 – Inscrições na Biblioteca. Início 12/04. 

Oficina de Teatro Vocacional – Orientação de Grupos de Teatro Amador e Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas. Sextas das 13h30 às 16h30 – Início 16/04 – Teatro para jovens à partir de 14 anos. Todos os sábados, das 12h45 às 15h45 – Início 17/04.

Dia 06/04 – 3ª. feira as 10h – Histórias Contrárias – Grupo Balaio de Dois composto por Paulo Netho e Salatiel Silva apresenta uma mistura de contação de histórias com poesias, cantigas de roda, trava-línguas e muitas brincadeiras utilizando apenas a palavra cantada e falada como suporte para vôos imaginários pela oralidade.

Dia 10/04 – Sábado das 10h-11h – Natureza Encantada – Histórias que valorizam a natureza e despertam consciência ecológica são narradas pela contadora da Biblioteca Belmonte Andréa Sousa, para público de todas as idades. Parque Severo Gomes, rua Pires de Oliveira nº 356 – Granja Julieta.

Dia 10/04 às 15h: Cordel e Repente Encantados de Câmara Cascudo – A dupla Ivanildo Vila Nova (que conviveu e cantou para Câmara Cascudo) e Raimundo Caetano desfiará em pelejas no repente, a obra de Cascudo. Será apresentada pelo cordelista Moreira de Acopiara que também declamará um cordel especialmente feito para o lançamento do projeto da biblioteca e distribuirá aos presentes e participantes de todas as ações, ao longo de sua realização, aqui na biblioteca. Este cordel, Luis da Câmara Cascudo, é uma cronologia/bibliografia muito bem construída. O evento acontecerá no auditório Kiyomi Oba.

Dia 16/04 – 6ª feira às 10h e 14h e 24/04 às 10h e 14h – Contação de História na Feira de Livros do Mercado Municipal – A contadora de história Andréa Sousa encantará o público da feira com maravilhosas histórias. 

Dia 15/04 – 5ª feira às 15h30min – As Fabulosas Fábulas de Iauaretê de Kaká Werá Jecupé – Sob orientação do escritor a Cia Duberrô, conta e canta os contos do livro e trabalha com elementos da cultura popular especialmente a cultura indígena. Para crianças e adolescentes.

Dia 29/4 – 5ª feira às 14h – Espaço Gourmet-Delícias da Literatura Oral. A sala de contação de histórias da biblioteca, transforma-se em um “restaurante” e recebe público adulto, participante de programas de letramento para uma instigante degustação literária, onde são servidas declamações de cordeis,contação de causos, advinhas, parlendas, trovas e trava-línguas. Esta ação privilegia a interatividade, valoriza os saberes do povo e aguça o apetite para a cultura popular. Com Andréa de Sousa; o chef convidado é Antônio das Frutas, exibição de Documentário sobre a vida deste mineiro que trabalha com frutas selecionadas especialmente para professores, pais e alunos na cidade de São Paulo.

Dia 24/4 – sábado das 15h-20h – Sarau Sertanejo – Todo último sábado do mês grupos de viola caipira e cantoria no tradicional sarau, o público canta, propõe músicas e interage com o organizador Alcione Kosmos. Apresentação de Guarani e participação especial de Paula Dundee.

Roda de Leitura – quartas das 9h às10h30min – Vivências e dinâmicas de leitura, para crianças do PIC (Programa intensivo de ciclo) de escolas estaduais. Parceria com a Fundação Dixtal e Escola Estadual Paulo Eiró. Interessados, fazer prévio agendamento.

Visitas Monitoradas – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamentos pelo telefone 5687-0408.

A Biblioteca Pública Belmonte fica localizada na Rua Paulo Eiró, 525, em Santo Amaro (SP). Informações pelo telefone 5687-0408 ou pelos e-mails bmbelmonte@yahoo.com.brbmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: