Publicado por: Carlos Scomazzon | domingo, março 28, 2010

Mostra O Cinema de Eric Rohmer abre nesta segunda

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 29 de março a 11 de abril, a Mostra O Cinema de Eric Rohmer, que marca uma homenagem ao cineasta francês falecido recentemente, em 11 de janeiro de 2010, aos 89 anos, e que completaria 90 anos durante o evento, no dia 4 de abril. Nome central da nouvelle vague, ao lado de Godard e Truffaut, Eric Rohmer foi um dos maiores cineastas de todos os tempos e também um dos mais brilhantes críticos de cinema do século XX, tendo participado da revista Cahiers du Cinema, cuja redação dirigiu entre o final da década de 50 e princípio da de 60.

A mostra propõe uma revisão de sua obra cinematográfica com a exibição de 27 filmes, entre curtas, médias e longas, além de dois documentários sobre o cineasta. Da programação fazem parte os dois últimos filmes realizados por Rohmer – Agente Triplo e Os Amores de Astrée e de Céladon – não exibidos comercialmente no Brasil, além de exibições raras de curtas e médias como Nadja em Paris e Charlotte e seu bife. Dos 27 filmes, 21 títulos serão exibidos em 35mm e 6 em DVD.

A abertura do evento será no dia 29 de março, no Cinemaison, com o inédito Os Amores de Astrée e de Céladon. Com um total de 34 sessões, os cinemas da Caixa exibirão, além deste, o também inédito Agente Triplo, entre outros filmes fundamentais, como os seis títulos que compõem os Seis Contos Morais, a saber, A Padeira do Bairro, A Carreira de Suzanne, A Colecionadora, Minha Noite com Ela, O Joelho de Claire e Amor à Tarde, e os Contos das Quatro Estações, formados pelos filmes Conto de Primavera, Conto de Inverno, Conto de Verão e Conto de Outono, todos exibidos em película.

A mostra O Cinema de Eric Rohmer é uma produção do Cineduc – Cinema e Educação, com curadoria de Alexandre Guerreiro e apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e CulturesFrance, e tem patrocínio da Caixa Econômica Federal. O projeto foi aprovado no Edital 2010 da Caixa Cultural. Todo o valor arrecadado com ingressos será revertido para o programa Fome Zero. A programação completa pode ser consultada no site.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: