Publicado por: Carlos Scomazzon | quinta-feira, abril 1, 2010

Belém do Pará terá 24 horas de teatro ininterruptas em abril

A Federação de Artes Cênicas Estadual existe no Estado do Pará há 18 anos realizando diversos projetos no estado: campanha vá o teatro, Festival Estadual de Teatro, Jornal da Faces, seminário anual, Coletânea de textos paraense e oficinas. Depois da realização das 12 horas de teatro em 2008 e 2009, acontece em 2010 uma nova edição sendo que houve alteração com relação ao tempo que será 24 horas criando espaços para os grupos e companhias que não conseguiram se apresentar nos anos anteriores.

As apresentações serão realizadas das 10h do sábado (dia 17 de abril) às 10h de domingo( dia 18 de abril) sem interrupção, com diversos grupos da capital e de outros municípios revezando-se no palco na encenação de seus espetáculos. O objetivo deste grandioso evento consiste na divulgação dos espetáculos da capital e dos outros municípios, formação de plateia, divulgação de produções, e também criar oportunidades para que as produções de outros municípios do Estado do Pará mostrem suas produções nos palcos de Belém, pois muitas anseios por isso. As dificuldades encontradas por esses grupos estão relacionadas à questão financeira, principalmente aos valores das pautas nos teatros, assim como a produção já que os custos são altos.

Durante todo o ano, várias oficinas são ministradas nos municípios filiados à Federação culminado com o evento. Esse momento também serve como intercâmbio entre aos artistas. Após cada apresentação todos os artistas receberão certificados em seus respectivos campos de atuação. Os espetáculos variam nos mais diversos gêneros e temáticas como: Teatro infantil, teatro infanto-juvenil, teatro adulto e teatro épico. Textos que abordam a responsabilidade social, questões como: saúde (Aids), meio ambiente, preconceito racial e questões sobre os índios de nossa região. Ao todo serão 26 espetáculos, sendo que 10 da capital e 16 de outros municípios.

O intervalo de um espetáculo para o outro será de cinco minutos, já que o evento estará com uma equipe preparada e os cenários pré-montados, agilizando o tempo dos intervalos para que não se prolonguem e a espera não seja um motivo de cansaço para o público. O evento conta como apoio das prefeituras dos municípios que participarão com as suas montagens. A Federação entende que eventos como esse se faz necessário no sentido de dinamizar as produções na área teatral, defendendo não apenas o incentivo ao grupo da capital, mas também grupos de outros municípios que já investem na produção de teatro algumas décadas.

Anúncios

Responses

  1. 24 Horas!!!

    Boa iniciativa para um setor que clama por mais atenção do poder publico e da população alienada aos meios de comunicação com televisão e rádio, intertida numa vida sem cultura e pensamento autocritíco.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: